Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

O Acre dá início, nesta segunda-feira, 1º, a campanha Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre a doação de órgãos. Em mensagem à população, o governador do estado, Gladson Camelí, destacou a importância do gesto.
“Um simples sim pode salvar até oito vidas. Fale com sua família e diga que você é doador. Doar é um ato de amor que transforma histórias. Conto com você.”
O estado é referência em transplantes na Amazônia e, desde o início dos programas, já foram realizados 545 procedimentos, entre eles, 107 transplantes renais, 337 transplantes de córnea, 107 transplantes hepáticos e 2 transplantes de tecido musculoesquelético.
Somente em 2025, já foram feitos 24 transplantes, distribuídos da seguinte forma: 7 rins, 4 córneas, 11 fígados e 2 tecidos musculoesqueléticos. Além disso, já estão confirmados mais 2 transplantes de córnea para a próxima quinta-feira, 4, reforçando o avanço e a continuidade do programa no estado.
A campanha Setembro Verde reforça que a doação de órgãos é um ato de solidariedade capaz de transformar vidas e salvar múltiplas pessoas. O governo do Acre incentiva que cada cidadão converse com sua família sobre o assunto e registre sua decisão de ser doador.