Rio Branco, 10 de setembro de 2025.

Sebraetec

Única presidente na história do Deracre, Sula Ximenes celebra protagonismo feminino na autarquia

Sula durante comemoração de seu aniversário no Deracre: Foto cedida

Sula Ximenes é a primeira mulher a presidir, em mais de 60 anos, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). Durante reunião com colaboradores da autarquia nesta quarta-feira, 10, que organizaram um café da manhã para celebrar seu aniversário, a presidente sobre a oportunidade de conduzir o Deracre.

“Estar à frente do Deracre a pedido do governador Gladson Cameli é uma responsabilidade enorme. Cada estrada recuperada, cada ponte erguida significa transformar a vida de famílias inteiras. Neste aniversário, o que mais me motiva é ver que nosso trabalho chega a quem mais precisa”, afirmou Sula Ximenes.

Desde março de 2024, Sula coordena mais de 100 frentes de obras em todo o estado. Em Xapuri, foi entregue a Estrada da Variante, uma demanda antiga da população. No Juruá, a duplicação da AC-405 acrescentou 11 km de pista, garantindo acesso seguro a Cruzeiro do Sul.

Na Operação Ramais 2024, inicialmente prevista para recuperar 3,5 mil km de estradas, foram recuperados 9,4 mil km, com o uso de 500 máquinas e mais de 200 trabalhadores, em parceria com as prefeituras. Foram aplicadas 14 mil toneladas de massa asfáltica, construídas 70 pontes e revitalizados cinco aeródromos com iluminação noturna, permitindo mais de 12 mil voos em áreas isoladas.

Em Rio Branco, a Via Chico Mendes foi totalmente asfaltada. Em Manoel Urbano, foi entregue o novo aeródromo iluminado. Em Mâncio Lima, foram reformados o parque público e construída a Ponte do Viola. Também foram recapeados o Ramal Granada (Acrelândia) e o Ramal do Açaí (Porto Acre), além da reconstrução de pontes nos ramais Joaquim Souza (Feijó) e Icuriã (Assis Brasil).

Nas rodovias estaduais, o Deracre executou serviços de pavimentação e manutenção na AC-40 (Senador Guiomard), AC-10 (Porto Acre), AC-90 (Vila Verde), AC-485 (BR-317 a Xapuri) e AC-475 (Acrelândia a Plácido de Castro), garantindo mais segurança e fluidez no trânsito.

Em 2025, o órgão concentra esforços em novas frentes: a Ponte da Sibéria (Xapuri), a pavimentação da AC-445 (Bujari a Porto Acre), a pavimentação do Ramal dos Paulistas (Porto Acre), além da construção da nova Orla de Brasileia e da Passarela do Rio Amônia (Marechal Thaumaturgo), ações que vão melhorar a mobilidade e a infraestrutura local.

Deracre já investiu mais de R$ 900 milhões em investimentos: Foto Ascom Deracre

Com mais de R$ 900 milhões em investimentos, o Deracre segue um ano de trabalho intenso, com entregas em todas as regiões do Acre, consolidando resultados em rodovias, ramais, pontes e aeródromos.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
2
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
3
Calixto falando ou dizendo?
4
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
5
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem fronteiras 4