Rio Branco, 24 de outubro de 2025.

Seagro4

4 cafés do Acre vão disputar o título de “Melhor Café do Brasil” durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

Vanderlei de Lara, de Acrelândia, foi selecionado entre os 30 melhores cafés do país: Foto arquivo Secom

Dos 30 cafés selecionados para disputar o prêmio de “Melhor Café do Brasil”, que ocorre na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte, quatro são de terras acreanas. Os produtores Felipe de Lara Caffer (Acrelândia), Luiz Ferreira das Chagas (Cruzeiro do Sul), Vanderlei de Lara (Acrelândia) e Wagner Alvares (Acrelândia) são os responsáveis por destacar o café robusta amazônico na maior feira do setor cafeeiro do mundo.

O evento viabiliza a conexão dos produtores e o diálogo com empreendedores do mercado de café de todo os lugares do globo, sendo uma excelente oportunidade para expandir e fechar negócios internacionais e ampliar o nível de conhecimento sobre a produção, qualidade do grão, precificação e outras pesquisas.

No Acre, no último dia 10 de outubro, foi celebrada a grande final da 3ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé), uma iniciativa do governo do Acre e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) que fortalece a cafeicultura e premia os cafés de alta qualidade produzidos no estado.

Três dos quatro acreanos que participam da SIC foram finalistas do Qualicafé. Vanderlei de Lara, em 6º lugar, com 86,18 pontos; Luiz Ferreira em 11º lugar, com 84,93 pontos e Felipe de Lara em 14º lugar, com 83,56 pontos

De acordo com o secretário de Agricultura, José Luis Tchê, o resultado do concurso, com inúmeros cafés especiais que quase chegaram a 91 pontos, mostra que o Acre tem conseguido se posicionar e conquistar resultados expressivos, mesmo que não possa, ainda, competir em grande escola com outros estados.

“Estamos sendo surpreendidos com a seleção desses quatro cafés acreanos para participar desse concurso nacional que elege os melhores do país, e isso é resultado dos investimentos que a Seagri tem feito, principalmente, ao pequeno produtor, três desses quatro são produtores de pequeno porte. Então todos esses resultados são frutos do apoio do governo, que tem dado capacitação tanto para os técnicos como para os produtores, investido na entrega de adubo de qualidade, calcário, maquinário, tudo para que nossos produtores trabalhem com qualidade”, disse Tchê.

Análise de solo real é um dos investimentos do governo para melhorar ainda mais o café no Acre: Foto Daigleíne Cavalcante

O secretário também elogiou o trabalho das mulheres que empreendem no setor cafeeiro. “As produtoras também estão se destacando em outros concursos, como a Florada Premiada, então tudo isso nos deixa muito satisfeito e feliz”.

Para a engenheira agrônoma e coordenadora do núcleo da cafeicultura da Seagri, Michelma Lima, a conquista do Acre é um reflexo dos inúmeros investimentos destinados ao setor. “É um orgulho enorme ver os produtores acreanos entre os finalistas do Melhor Café do Brasil. Isso mostra que o Acre está no mapa da qualidade, que nossos robustas amazônicos tem identidade e potencial para competir de igual para igual com os melhores cafés do país. É resultado de muito trabalho, pesquisa e dedicação”, pontuou.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
2
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
3
Calixto falando ou dizendo?
4
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
5
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
Detran 300 x 250

» Notícias Relacionadas

SEAGRO