Rio Branco, 28 de outubro de 2025.

1200x250 (3)

Acre tem 71 pessoas na lista de espera por transplante de rim ou fígado, segundo o Ministério da Saúde

De acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (27), um total de 71 pessoas aguardam por um transplante renal ou hepático no Acre. Destas, 31 esperam por um rim, enquanto 40 necessitam de fígado. Em todo o país, mais de 47 mil brasileiros estão atualmente na fila por algum tipo de transplante.

Além disso, 202 pacientes esperam por transplante de córnea no estado. Apenas em 2025, já foram realizados 22 transplantes renais, 13 hepáticos e 9 de córnea. A previsão é de que o total de procedimentos ultrapasse 50 até o fim do ano, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em reportagem da Agência de Notícias do Acre.

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre disponibiliza atualmente quatro modalidades de transplante: rim, fígado, córnea e tecido ósseo (musculoesquelético). Entre a criação do programa estadual, em 2006, até o fim de setembro deste ano, haviam sido realizados 557 transplantes, distribuídos da seguinte forma: 107 renais, 340 de córnea, 108 hepáticos e 2 musculoesqueléticos.

O Brasil mantém o maior sistema público de transplantes do planeta e é o segundo em número total de cirurgias realizadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Dentro desse panorama, o Acre vem se destacando na região amazônica, tornando-se referência em procedimentos de alta complexidade e garantindo mais qualidade de vida a pacientes que dependem desse ato de solidariedade.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), o Programa Estadual de Transplantes tem sido determinante na ampliação do acesso a tratamentos especializados e na salvação de vidas.

O ano de 2025 marca um feito histórico: o 100º transplante hepático realizado com sucesso no Acre. A cirurgia, conduzida na Fundhacre, simboliza o avanço da rede pública e o resultado de investimentos contínuos do governo estadual, voltados ao fortalecimento da saúde e à consolidação do estado como referência regional em transplantes.

Em 2025, Fundação Hospitalar realizou o 100º transplante realizado no Acre: Foto Neto Lucena/Secom

Nos últimos anos, o governo federal tem intensificado as ações voltadas à doação de órgãos em todo o país, e o Acre também se destaca nesse cenário. Como resultado desse esforço, foi homologado o Plano Estadual de Doação e Transplantes (PEDT) do Acre, por meio da Portaria SAES/MS nº 3.263, de 17 de setembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 25 do mesmo mês.  

O plano representa um novo marco na política estadual de transplantes, reforçando a integração entre os governos federal e estadual na expansão do acesso e na melhoria contínua da rede de saúde.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Secom