A Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia publicou uma nota de esclarecimento (veja abaixo). na noite deste domingo, 5, afirmando que descartou o caso suspeito de intoxicação por metanol no município de Candeias do Jamari. O Ministério da Saúde havia divulgado no sábado, 4, a suspeição do caso no município localizado a 20 km de Porto Velho, capital rondoniense.
Apesar do Acre não ter nenhum caso suspeito no Acre, o anúncio da investigação no estado vizinho alertou a preocupação entre os acreanos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel), Patrícia Parente, a orientação da entidade é que os bares e restaurantes reportem qualquer tipo de suspeita às autoridades competentes e destacou ainda que treinamentos foram conduzidos com diversos membros do setor de bebidas para garantir a identificação de uma possível bebida alterada e garantir a segurança da população.
A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) informou que não há nenhum caso suspeito no Estado. Em todo o país, o Ministério da Saúde confirmou 16 casos e outros 209 estão em análise. Os casos confirmados estão divididos entre São Paulo, que concentra a maior parte com 14 confirmações. O outros dois casos confirmados foram em Curitiba, capital do Paraná.
