Rio Branco, 29 de outubro de 2025.

Ban_PMRB_SEME_12-08-25_1200x250_01

Após mobilização de treinador e divulgação do Portal Acre, atleta paralímpico recebe cadeira de rodas adaptada

Luan em sua cadeira adaptada que vai melhorar sua condição de mobilidade e conforto: Foto Daigleíne Cavalcante

O jornalismo continua sendo uma importante ferramenta que auxilia na transformação de vidas. O Portal Acre, após iniciativa do professor de educação física, Nilton Pontes, divulgou, em agosto, uma campanha solidária para a aquisição de uma cadeira de rodas adaptada para o estudante e atleta paralímpico Luan de Lima Pereira, de 21 anos, que teve as duas pernas amputadas aos oito anos de idade, em 2012, após ser vítima de um atropelamento grave em Cruzeiro do Sul.

Em poucos dias, o valor, de mais de R$ 5 mil, foi alcançado. Nesta terça-feira, 28, Luan finalmente recebeu a nova cadeira de rodas e decidiu visitar a redação do Portal Acre para mostrar a nova cadeira adaptada, prestar contas à quem fez a doação e agradecer.  Para o atleta, conseguir alcançar essa conquista, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, é uma mistura de alegria e felicidade.

“Estou muito feliz e quero agradecer a todo mundo que ajudou e contribuiu. E agora é mobilidade de vida melhor para as competições. No momento, é ser muito grato e focar nos treinos”, disse com alegria.

A antiga cadeira de Luan era desconfortável e, por não ser feita sob medida para ele, causava dores e incômodos ao atleta. O treinador Nilton Pontes, quem encabeçou a campanha para arrecadar R$ 5,5  mil para a aquisição do equipamento, detalha que a nova cadeira é adaptada com as medidas de Lucas e por ser de material mais leve, consequentemente, vai oferecer mais mobilidade 

“É um material bem mais leve e dá maior mobilidade. É uma cadeira feita com as medidas do Lucas. Então, leva em consideração a altura dele, a largura do quadril, o tamanho das pernas. Isso tudo dá total diferencial porque fica acomodado. A outra cadeira que ele tinha, uma cadeira tradicional, dessas que a gente costuma ver em hospital, supermercado, é uma cadeira de locomoção e é larga e desconfortável, além de ser mais pesada por ser de um outro material, ela dificulta a mobilidade”, informou o treinador.

Lucas também ficará, segundo Nilton, com mais segurança, pois se sentirá encaixado na cadeira. “Além da leveza do material, facilidade de desmontar e de carregar, é a questão da ergonomia dele. A cadeira está adaptada no corpo dele especificamente, foi feita sob medida. A outra cadeira é voltada para locomoção, de um lugar para o outro e, por não ser adaptada, o bumbum, as pernas e o quadril. Então, causa dores, causa desconforto”, acrescentou.

Lucas utilizou a antiga cadeira por cerca de 5 anos, já que é um dos modelos mais acessíveis e baratos para se obter. De acordo com o atleta, a principal diferença entre a antiga e a nova cadeira está exatamente no conforto.

Luan, com seu treinador Nilton Pontes, em visita de agradecimento ao Portal Acre: Foto Daigleíne Cavalcante

Com a alegria de, finalmente, alcançar mais uma importante conquista em sua vida, Luan compartilha sua gratidão não somente com o Portal Acre, mas com todos aqueles que, de alguma forma, colaborou com essa vitória.

“Eu só tenho a agradecer a todo mundo que contribuiu com a campanha e com essa grande conquista. De coração, foi uma coisa que eu nem esperava tanto assim. Muito obrigado”, concluiu. 

Compartilhe em suas redes

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA