
Em entrevista concedida ao Portal Acre nesta sexta-feira, 3, a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel/AC), Patrícia Parente, compartilhou que a instituição tem acompanhado os casos de intoxicação por metanol presente em bebidas destiladas em estados brasileiros, com o intuito de prevenir a ocorrência nos municípios acreanos. Segundo informações, nenhum associado reportou suspeita de fraude a associação até o momento.
“Nós desenvolvemos uma cartilha bem didática sobre o tema e também desenvolvemos e disponibilizamos treinamentos online. Todos estão instruídos a fazer denúncia a autoridades competentes em caso de suspeitas e de fazer a aquisição dos produtos por meio dos fornecedores credenciados”, disse a presidente.
Desde o início da capacitação, cerca de dez mil pessoas participaram do treinamento que presta orientações sobre como identificar bebidas falsificadas e proteger os consumidores e empresários.
“As orientações são, principalmente, para que o cuidado seja redobrado em qualquer sinal de possível adulteração, como lacres danificados, rótulos com falhas de impressão, preços muito abaixo do mercado e alterações na coloração ou impurezas visíveis no liquido”, disse Patrícia Parente.
A Abrasel também chama atenção para a importância do descarte correto para evitar os casos de adulteração. “100% das bebidas falsificadas identificadas em operações policiais foram envasadas em garrafas reutilizadas, então recomendasse que bares e restaurantes danifiquem o rótulo, separem a tampa e descarte separadamente, destrua a garrafa completamente e descarte de maneira segura para evitar acidentes”.