Rio Branco, 22 de outubro de 2025.

Seagro2

Atleta acreana se destaca em seletiva e tem expectativa de disputar mundial de Duathlon em 2026

Resultado a seletiva que vai decidir representantes no mundial deve ser divulgado até o fim do ano: Foto cedida

A acreana Patricia Maciel, de 38 anos, participou no último sábado, 18, de uma seletiva para o mundial de Duathlon, que vai acontecer em 2026. A competição aconteceu na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, e faz parte de um circuito nacional de competições que oferece dez vagas, por categoria de idade, em cada modalidade do Circuito Brasil Super Series Multisports.

O duathlon é um esporte que consiste na combinação de ciclismo e corrida. Na modalidade, uma parte inicial é de corrida, seguida por uma parte de ciclismo e novamente outra parte de corrida.

No circuito que Patrícia competiu, as modalidades são: Aquathlon, Aquathlon Infantil, Duathlon, Duathlon Infantil, Duathlon Standard, Aquabike, Cross Triathlon, Cross Duathlon e Long Distance.

Conforme Patrícia, a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI) é quem organiza as competições pelo país inteiro.

“Para ser convocado para o Mundial de Abu Dhabi, em 2026, o atleta deve terminar o ano entre os 10 melhores do ranking da sua categoria na sua modalidade. As etapas ocorrerão em diversos estados do Brasil. Somente atletas federados até o dia anterior à etapa vão pontuar de forma válida”, explica.

Patrícia treina há 9 anos e conta que participou de duas seletivas para ficar apta a pontuar para o mundial, em sua categoria, entre 35 e 39 anos. Na competição na cidade rondoniense, a acreana alcançou o primeiro lugar na competição geral e o primeiro lugar na sua categoria.

“Agora a CBTRI vai fazer um ranking dos melhores atletas de cada categoria. Então não importa se eu fiquei aqui em terceiro ou se eu fiquei em primeiro, eles vão juntar todas as atletas do Brasil inteiro, de todas essas nove seletivas, e fazer esse ranking e informar todos os atletas que foram selecionados”, comenta.

A formação do ranking considera a soma das duas maiores pontuações de cada atleta federado. Segundo Patrícia, cada atleta pode competir em quantas provas desejar e em qualquer estado.

“As vagas serão concedidas aos dez primeiros colocados de cada categoria e modalidade e serão convocados somente os atletas federados antes da publicação da lista oficial de convocação. Além disso, as vagas para a seletiva estarão disponíveis apenas para atletas maiores de 16 anos”, detalha.

Acreana venceu competição na competição rondoniense: Foto cedida

A acreana descreve que é atleta de CrossFit e que está em processo de mudança para o triathlon. Com o novo esporte, Patrícia diz que está aprendo muitas coisas novas, como andar de bicicleta e correr como desporto.

“Fico muito feliz com os resultados que já estou colhendo, espero melhorar cada dia mais e continuar treinando, porque temos grandes competições aqui no Acre. Já tivemos muitas competições, e ainda vamos ter, como no próximo dia 30 de novembro, que vamos ter o seringueiro de ferro e estamos treinando para crescermos, ainda mais, nesse esporte”, afirma.

Sobre a preparação e as expectativas para a competição, Patrícia afirma que treinou bastante para as etapas que participou e que aguarda o resultado final, que deve ser divulgado até o dia 31 de dezembro.

“Eu sabia que teria que ir para pontuar, e agora é aguardar. As expectativas são grandes, estou orando para que dê tudo certo, que possamos conseguir a vaga. Não sei como vamos fazer para ir, mas é em 2026, daqui até lá, vemos como fica. Mas é isso, é aguardar e ver se vamos ser selecionadas nessas dez vagas”, declara.

Compartilhe em suas redes

1200X250 - cópia