Rio Branco, 15 de outubro de 2025.

Ban_PMRB_SEMSA_12-08-25_1200x250_01

Carreta do programa “Agora Tem Especialistas” oferta consultas voltadas à saúde da mulher

Com atendimentos voltados à saúde da mulher, a carreta do programa “Agora Tem Especialistas”, está em funcionamento em Rio Branco. O espaço oferece consultas nas especialidades de ginecologia e mastologia com o objetivo de reduzir a fila de espera de pacientes que aguardavam por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos permanecem disponíveis pelos próximos 20 dias. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Os atendimentos, no entanto, não são abertos ao público em geral. Apenas pacientes que já estavam cadastradas e foram pré-agendadas pela Regulação Estadual de Saúde estão sendo atendidas no local.

A carreta funciona de segunda a sexta-feira, conforme o cronograma: mastologia nas segundas, quintas e sextas-feiras; e ginecologia nas terças e quartas. Durante as consultas, caso o médico identifique a necessidade de exames como mamografia ou ultrassonografia de mama e vaginal, o procedimento é realizado imediatamente, dentro da própria unidade.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, acompanhou a ação. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A moradora do bairro Conquista, Fabiana Ramos, foi uma das pacientes atendidas e conta que o serviço veio em boa hora. “Eu já havia feito meus exames no Hospital de Amor. Quando soubemos da chegada da carreta, me ligaram e eu vim aqui na Ufac para mostrar meus resultados. Eu ainda não tinha conseguido fazer isso na unidade de saúde do meu bairro”, relatou.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou que a iniciativa é uma forma de garantir que os serviços especializados cheguem com mais rapidez a quem já aguardava pelo atendimento. “A carreta vem para somar à rede pública e dar mais agilidade aos atendimentos. Estamos focados em reduzir as filas e oferecer às mulheres um cuidado mais próximo, resolutivo e acolhedor”, afirmou.

O atendimento faz parte do programa nacional Agora Tem Especialista, criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados, para ampliar o acesso da população a médicos especialistas e acelerar o tempo de resposta nos serviços do SUS.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras 2