Muitos sorrisos, abraços e afeto marcaram o clima deste sábado, 25, no Sesc Bosque, em Rio Branco, durante o 2° Encontro dos Servidores, promovido pela Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio de suas secretarias e coordenadorias. O evento reuniu centenas de profissionais da instituição em uma programação variada, com atividades voltadas a integração, lazer e a convivência.

A iniciativa teve como objetivo promover qualidade de vida e momentos de descontração as servidoras e servidores do Judiciário acreano. A atual gestão considera que o bem-estar no ambiente de trabalho contribui para uma atuação mais comprometida e eficiente.
Na ocasião, o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, ressaltou a importância da retomada dessa iniciativa: “Estava na hora da gente se rever, encontrar os amigos. Esse momento aqui é uma oportunidade para nos cuidarmos”.
Durante seu pronunciamento, destacou sua satisfação com o serviços prestados pelo corpo funcional da instituição. “Estou muito feliz com a equipe, são servidores que vestem a camisa. Posso dizer que o Judiciário tem os melhores servidores do Acre”, assegurou.
O desembargador-presidente também reafirmou o compromisso da Administração em aprimorar as condições de trabalho e otimizar os fluxos internos, ao discorrer sobre as medidas que estão sendo instituídas para tornar o serviços da Justiça cada vez mais eficiente e satisfatório, tanto para a população quanto para os profissionais do Poder Judiciário.
Citou as principais ações em andamento, como: regulamentação do concurso de remoção; a contratação de novos profissionais para o setor de saúde mental; a aquisição de equipamentos para reforçar a estrutura da área de saúde; o pagamento da bonificação referente ao Selo do CNJ, previsto para dezembro; a convocação de novos servidores.
Ao final, mencionou ainda outros feitos da gestão, por exemplo: a criação de uma licença compensatória para quem atuar nas eleições de juiz de paz; o envio à Assembleia Legislativa do Acre do projeto que institui o abono anual de férias; a inclusão do auxílio-educação, no valor de R$ 700, destinado a servidores de nível fundamental e médio que desejem cursar Direito; e a construção de novos prédios do Judiciário na capital e no interior.
Participaram do evento a desembargadora Denise Bonfim, o desembargador Lois Arruda, a presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Olívia Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre (Sinjus-AC), Rangel de Araújo, além de estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores do TJAC.
3ª Corrida da Justiça
A comemoração do Dia do Servidor Público começou com a já tradicional Corrida da Justiça, que chegou à sua 3ª edição. A atividade reuniu mais de 300 participantes de diversas comarcas do estado. A prova, com percurso de 5 km, teve início às 7h, no Sesc Bosque, em Rio Branco. Cerca de 20 minutos após a largada, os primeiros colocados cruzaram a linha de chegada.

Categoria Feminina:
1º lugar – Arleide Sampaio (5ª Vara Cível de Rio Branco)
2º lugar – Milene Moura (Segep)
3º lugar – Miriane Teles (Sucoi)
4º lugar – Gleidiane Mesquita (Cobes)
5º lugar – Alessandra Santana (Cobes)
Categoria Masculina:
1º lugar – Smayller Lima (GSI)
2º lugar – Ribamar Maia (Comarca de Feijó)
3º lugar – Lyniker Moura (Comarca de Cruzeiro do Sul)
4º lugar – Victor Flores (GSI)
5º lugar – Fernando Sevá (Diaco)
O integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Smayller Lima, vencedor da categoria masculina, celebrou o resultado e avaliou todos os participantes como vencedores, independentemente da colocação, por terem superado seus próprios limites.
A campeã da categoria feminina, Arleide Sampaio, servidora da 5ª Vara Cível de Rio Branco, falou de como o CrossFit, modalidade que é praticante, contribuiu para o seu preparo físico e desempenho durante a corrida. Considerou a experiência de participar “incrível”, principalmente pela integração com os demais colegas de trabalho.
A 3ª edição da Corrida da Justiça foi promovida pelo TJAC, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar e Saúde (Cobes), com o apoio do Sinjus-AC e da Asmac, além das parcerias com a Uniodonto, Botafogo Academy, Via Comauto, Farmácia Contém Vida, Minerale, Sindojus, Asajac e o AC24Horas.
Lazer e integração durante todo o dia
Ao longo do dia, servidores e servidoras participaram de uma extensa programação, com sorteios, aula funcional, atividades esportivas, música ao vivo e um cardápio especial de café da manhã e almoço, oferecidos pelo Judiciário acreano. Ainda, puderam fazer compras na feira da Associação das Mulheres Empreendedoras Elas Fazem Acontecer.
Quem gostou das atividades foi Rasmilda Moura, servidora há 38 anos do Poder Judiciário, que atua na Comarca de Cruzeiro do Sul, na Central de Mandados e no setor psicossocial. “Fico muito feliz em ver essa evolução do Tribunal de Justiça no respeito e na valorização do servidor. Esse evento veio para trazer união. A gente sabe que quem faz o Judiciário somos nós. Isso aqui só vai nos fortalecer e fazer nos unirmos” disse.
Ela participou da comemoração ao lado do filho, também servidor do Poder Judiciário, e se emocionou: “Muita gente não conhece a nossa história, mas eu já pesei 128 kg, nem andava. O meu filho também já foi obeso, e hoje eu o vi correndo, no pódio, com aquele troféu. Senti muita alegria, não tem como descrever” revelou.
O filho mencionado é Lyniker Moura, servidor há 10 anos da Vara da Infância e Juventude de Cruzeiro do Sul e terceiro colocado na corrida. Ele enfatizou a importância de participar da celebração, mesmo após longas horas de viagem: “estar com os colegas e celebrar o Dia do Servidor Público foi marcante. A energia estava sempre contagiante” concluiu.
Com informações do TJAC








