Rio Branco, 26 de outubro de 2025.

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER

Comissão de Saúde da Câmara e CRM também se posicionam sobre caso de recém-nascido em Rio Branco

Comissão de Saúde é presidida pelo vereador João Paulo (Podemos): Foto Luiz Oliveira

Mais duas entidades publicaram notas oficiais em relação ao caso do recém-nascido, inicialmente dado como morto, e que apresentou sinais vitais no momento em que era enterrado no cemitério Morada da Paz, na capital acreana.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Rio Branco, por meio do presidente, vereador João Paulo Silva, se posicionou e manifestou profunda preocupação diante do ocorrido na maternidade Bárbara Heliodora. Diz ainda na nota que, diante da gravidade dos fatos, a comissão acompanhará de perto as apurações cabíveis.

CRM promete apuração

Já o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM) disse que foi determinada uma sindicância para apurar os fatos com o objetivo de verificar as circunstâncias do ocorrido e as eventuais responsabilidades dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o exercício da medicina. Destacou ainda que a sindicância ocorrerá em sigilo processual, como determina o Conselho Federal de Medicina (CFM).

 A nota, assinada pela presidência da entidade, reafirma o compromisso da entidade com a ética médica e com a proteção da vida.

Veja, abaixo, as duas notas.

Nota pública do Conselho Regional de Medicina no Acre

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) informa que acompanha com atenção os fatos relatados pela imprensa envolvendo a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Diante da situação, o CRM-AC comunica que será instaurada sindicância para apuração dos fatos, com o objetivo de verificar as circunstâncias do ocorrido e eventuais responsabilidades, dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o exercício da medicina.

A autarquia ressalta ainda que as sindicâncias e processos em trâmite correm em sigilo processual, conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 2.306/2022, art. 1º, §3º).

O CRM-AC reafirma seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida, assegurando que todos os procedimentos necessários serão conduzidos com rigor e imparcialidade.

Rio Branco, 25 de outubro de 2025

Presidência do CRM-AC

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
2
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
3
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
4
Calixto falando ou dizendo?
5
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200x250-2