Rio Branco, 18 de outubro de 2025.

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Compras seguras e conscientes: Procon orienta consumidores para Dia das Crianças

Com o Dia das Crianças sendo celebrado neste domingo, 12 de outubro, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) reforça as orientações para que pais e responsáveis realizem compras seguras e conscientes.

Entre as principais recomendações estão a pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos e a atenção à procedência dos brinquedos. Os produtos devem conter o selo do Inmetro, que assegura qualidade e segurança.

Também é fundamental que as embalagens apresentem informações em português, incluindo faixa etária, composição e eventuais riscos. Outra dica é exigir a nota fiscal, documento essencial em casos de troca ou reclamação.

“Compartilhar orientações nesta data comemorativa é fundamental. Queremos que os consumidores acreanos estejam atentos aos seus direitos, façam escolhas seguras e evitem prejuízos em um momento tão especial para as crianças e as famílias”, destacou a presidente do Procon, Alana Albuquerque.

Fiscalizações e atividades educativas

O objetivo é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumido
Foto: Laura Frota/Procon

Além da orientação ao consumidor, o Procon intensificou a fiscalização no comércio acreano, verificando a regularidade de preços, prazos de validade e informações obrigatórias em rótulos e embalagens.

O objetivo é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e coibir práticas abusivas durante o período de maior movimento no comércio. Ações educativas também estão sendo realizadas com crianças e estudantes, por meio de palestras, jogos e rodas de conversa sobre cidadania e consumo consciente.

No Alto Acre, a chefe da Divisão Regional, Mayra Araújo, destacou a importância dessas iniciativas.

“As ações de educação para o consumo ajudam a difundir os direitos do consumidor desde cedo. Assim, conseguimos formar cidadãos mais conscientes, que compreendem seus deveres e sabem exigir o cumprimento da lei”, afirmou.

Canais de atendimento

Se o consumidor identificar alguma irregularidade nas compras, seja em lojas físicas ou pela internet, pode acionar o Procon pelos telefones 151 ou (68) 3223-7000 , também disponível pelo aplicativo WhatsApp.

Quem reside em municípios que possuem unidade do Procon em Centrais de Atendimento (OCA) pode buscar atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

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