A vereadora Nerimar Lima, mais conhecida como Veinha do Valmar, denunciou nesta terça-feira, 7, que um cachorro que estaria sob custódia do canil municipal de Tarauacá sofreu maus-tratos e negligência na estrutura.
De acordo com a parlamentar, o animal foi encontrado com parte do focinho e cabeça expostos por uma ferida profunda, expondo parte do osso do crânio.

“Como eu mandei nas fotos e no vídeo, o animal estava no canil, que é de responsabilidade do município de Tarauacá, da prefeitura, e só hoje o levaram para a clínica, depois de muita luta do pessoal da ONG”, disse.
Ainda conforme a vereadora, após ir ao canil foi verificado que os cachorros estavam sozinhos e trancados. “Não dava nem para entrar. Faz muito tempo que o cachorro estava nessa situação, mas só hoje eles (os representantes da Prefeitura) o levaram para a clínica, porque o pessoal ficou em cima”, declarou.
A reportagem do Portal do Acre entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Tarauacá para obter um posicionamento sobre essa situação. Por meio de nota, o secretário de Saúde, Romário Costa, afirmou lamentar a situação e que providências foram tomadas.
Entre as medidas estão a instauração de sindicância interna para apurar os fatos e a prestação de assistência técnica, e institucional, para a realização de reunião com os setores envolvidos.
Segundo a nota, o animal está recebendo assistência veterinária, com todos os cuidados necessários para recuperação e acompanhamento contínuo de sua condição de saúde. Além disso, recentemente foi realizado um processo seletivo para a contratação de médico veterinário para aprimorar a estrutura de atendimento e organizar o fluxo de animais abandonados na cidade.
Leia a nota na íntegra.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá recebeu com profunda tristeza e consternação a notícia sobre o caso do cão encontrado em condições de sofrimento no canil da Prefeitura. Lamentamos profundamente o ocorrido e expressamos nossa solidariedade diante da situação.
Informamos que a Secretaria já adotou as seguintes providências:
- Foi determinada a instauração imediata de uma sindicância interna para apurar com rigor os fatos, identificar eventuais responsabilidades e adotar as medidas cabíveis, dentro do âmbito legal e administrativo.
- Está sendo prestada assistência técnica e institucional para a realização de uma reunião com os setores envolvidos, com o objetivo de alinhar informações, reforçar protocolos e garantir maior eficiência no cuidado com os animais sob tutela municipal.
- O animal envolvido no caso está recebendo assistência veterinária imediata, com todos os cuidados necessários para sua recuperação e acompanhamento contínuo de sua condição de saúde.
- A Secretaria reafirma que mantém o Controle de Zoonoses com a responsabilidade e o compromisso devidos, realizando ações permanentes de vigilância, acolhimento e cuidado com os animais dentro de sua competência legal.
- Recentemente, foi realizado um processo seletivo simplificado para a contratação de médico veterinário, com o objetivo de aprimorar a estrutura de atendimento e organizar o fluxo de animais abandonados na cidade, incluindo ações de castração e controle populacional.
- Reforçamos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o cuidado, o respeito e a valorização dos animais, trabalhando de forma contínua para garantir condições adequadas de bem-estar e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
A Secretaria se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a transparência, o zelo e a ética na gestão pública.
Atenciosamente,
Romário Costa
Secretário Municipal de Saúde
Veja o vídeo: