Rio Branco, 17 de outubro de 2025.

Seagro2

Em mais um “sancionaço”, Bocalom aprova novo pacote de leis de vereadores da base

Bocalom ao lado do presidente da Câmara, Joabe Lira, durante sanção de Projetos de Lei: Foto Pâmela Celina

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou na tarde desta quinta-feira, 16, um pacote de leis de autoria de diversos vereadores da base aliada da Câmara Municipal da capital acreana.

O evento é o terceiro “sancionaço” realizado na gestão de Bocalom e tem impacto em diversas áreas da sociedade riobranquense como educação, saúde e cultura. Ao todo, dez leis foram sancionadas pelo gestor da capital acreana.

Para o prefeito de Rio Branco, mostra a importância da interação que existe entre o Executivo e o Legislativo, principalmente, na busca pelo fortalecimento das ações que beneficiam a população da capital acreana.

“Temos hoje um grupo de vereadores muito bem capacitados e cada um deles representa um segmento da sociedade. E, evidentemente, já que representam um segmento da sociedade, vão, sem dúvida nenhuma, procurar criar leis, ajudar o Executivo na criação de leis que facilitem para cada um desse segmento. Então, eu acho que o Rio Branco está vivendo um momento muito diferenciado, diferente do que acontecia antigamente”, afirmou.

A vereadora Lucilene Vale (PP) foi a parlamentar com mais leis sancionadas pelo prefeito de Rio Branco. No total, cinco leis foram aprovadas. Entre elas:

  • a Lei Municipal Nº 2.595 que institui o Programa Domingo Cultural na capital acreana; 
  • a Lei Municipal Nº 2.596 que dispõe sobre a utilização de selo com cores alusivas às campanhas nacionais e internacionais nos documentos públicos;
  • a Lei Municipal Nº 2.599 que alltera a Lei n° 2.382, de 18 de dezembro de 2020, para dispor sobres os critérios de denominação de vias, logradouros públicos e loteamentos no município de Rio Branco;
  • a Lei Municipal Nº 2.601 que cria a Politica Municipal de Prevenção e Tratamento da Depressão e Outros Transtornos Mentais; institui o selo “Empresa Amiga da Mente” e o programa de Apoio à Saúde Mental da Mulher Pós Parto;
  • e a Lei Municipal Nº 2.602 que dispõe sobre a informatização do processo administrativo do licenciamento sanitário.

As outras leis aprovadas no “sancionaço” englobam, principalmente, as áreas da saúde e educação. São elas: 

  • a Lei Municipal Nº 2.607, de autoria do vereador Rutênio Sá (União), que dispõe sobre o compartilhamento de áreas comuns por farmácias e drogarias;
  • a Lei Municipal Nº 2.611, de autoria do vereador Matheus Paiva (União), que institui o Programa “Educa+Vida” – Educação Humanitária e Bem-Estar Animal nas escolas da rede municipal de ensino.
  • a Lei Municipal Nº 2.610, de autoria do vereador  Leôncio Castro (PSDB) que institui o Dia do Orientador Educacional e Profissional no município de Rio Branco;
  • a Lei Municipal Nº 2.604, de autoria do vereador João Paulo (Podemos), que institui a Política Municipal de Educação Preventiva e de Combate ao Preconceito contra a Hanseníase na capital acreana. 
  • e a Lei Municipal Nº 2.597, de autoria do vereador  Joabe Lira (União), que institui a Semana Municipal do Brincar no município de Rio Branco. 

Bocalom reiterou a importância do equilíbrio da relação entre os poderes públicos. “Nós estamos numa relação muito boa do Executivo com o Legislativo, onde estamos tendo essa contribuição dos vereadores, no sentido de aprimorarmos a nossa legislação municipal para que possa melhorar a vida da população”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Grupo Oficial no WhatsApp

» Notícias Relacionadas

Seagro3