Rio Branco, 16 de outubro de 2025.

1200X250 - cópia

Fé e comprometimento: devota destaca importância da família para forte laço com Círio de Nazaré

A 94ª edição do Círio de Nazaré aconteceu neste domingo, 12, em Rio Branco. O evento, uma das maiores festas religiosas do Brasil e do Mundo, reúne devotos de diversas localidades da cidade. Uma delas é a Maria das Graças Bernardo Mustafa, de 72 anos, que carrega uma história de muita fé com a festividade.

Maria das Graças cultiva fé pelo festival religioso em homenagem ao falecido pai. Foto: Emely Azevedo

Moradora do bairro Cadeia Velha há mais de 40 anos, Maria das Graças frequenta a comunidade São Miguel Arcanjo e destaca que o Círio tem grande importância em sua vida, principalmente, por causa do seu pai que já faleceu.

“Meu pai era muito devoto de Nossa Senhora de Nazaré, porque ele tinha um barco que viajava no Rio. Então, voltou essa devoção para todas nós. Somos 12 irmãos e todos somos devotos de Nossa Senhora”, relata.

A vivência de Maria das Graças no Círio de Nazaré tem forte ligação com sua história de existência. Nascida no interior do Amazonas, Maria viveu toda sua vida no Acre. Para a devota, o Círio de Nazaré faz parte da sua vida.

“Se eu não vier, não estou viva. Então, é muito importante. Fico feliz de ver essa multidão, esse povo que ainda crê na nossa mãe Maria. Todos nós sabemos que Jesus em primeiro lugar (Pai, Filho e Espírito Santo), depois nós veneramos Nossa Senhora (que Jesus nos deu como nossa mãe) e nós não adoramos nenhum santo, veneramos junto com Maria”, defende.

Fiéis celebram as bençãos concedidas por meio dos servos de Deus. Foto: Emely Azevedo

Apesar de frequentar periodicamente o festejo, a devota conta que precisou se ausentar após alguns problemas de saúde.

“Eu precisei morar fora por uns 14 anos, pois tive alguns problemas de saúde com relação a cabeça e o coração, porém há três anos eu voltei a ativa, a Deus e a Nossa Senhora. Eu devo muito a Deus e Nossa Senhora, principalmente as irmãs servas de Maria reparadoras. Porque tudo que eu sei foi através delas”, detalha.

Maria também enfatizou o trabalho realizado por essas mulheres. “Elas se doaram de corpo e alma a Jesus, em prol de nós todos: os irmãos em Cristo. O trabalho delas é edificante, de muita sabedoria e de tudo que Deus possa colocar para o mundo. Elas são mediadoras dessa graça”, diz.

O Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O festejo é uma manifestação de fé em ocorre, essencialmente, no segundo domingo de outubro.

A 94ª edição do festejo, em Rio Branco, reuniu os fiéis e devotos no Calçadão da Gameleira e, por meio de procissão, seguiram até a Catedral de Nossa Senhora para a missa de encerramento.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200X250 - cópia