Rio Branco, 18 de outubro de 2025.

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER

Jornalista acreano lança livro com foco no jornalismo regional e policial

O livro conta histórias vividas na profissão Foto: cedida

O jornalista acreano Senildo Melo lançou nesta sexta-feira, 10, no auditório do Instituto Federal do Acre (IFAC), o seu segundo livro: Embiricica & Outras Histórias. A obra é um apanhado de grandes reportagens do autor, ao longo de 25 anos de carreira, que valorizam o jornalismo regional e policial.

O lançamento, seguido de uma palestra motivacional, ocorreu para 200 estudantes e servidores do IFAC.

“No primeiro livro, Embiricica: contos do jornalismo de rua, fizemos o lançamento no Colégio Militar Tiradentes para 200 estudantes. Agora, a convite do reitor do IFAC, Fábio Oliveira, decidimos fazer a divulgação da obra para os alunos da instituição federal. Nosso objetivo é incentivar a leitura tendo como público alvo os estudantes da rede pública de ensino”, disse.

A capa destaca a história principal do livro: uma série de quatro reportagens especiais produzida em 2007, quando o repórter trabalhava pela TV Aldeia e mostrou o isolamento vivido pelos moradores da BR-364. O trabalho venceu o Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo daquele ano.

“Eu e o cinegrafista Josenir Melo fizemos o trecho Rio Branco a Cruzeiro do Sul em 12 dias. Foram quatro dias a pé, quatro a cavalo e quatro de caminhonete. Todo esse esforço para mostrar, durante o inverno amazônico, a situação dos moradores ao longo da estrada que mais parecia um varadouro”, conta.

Na área policial, o jornalista chama a atenção para a chegada das facções criminosas ao Acre, em meados de 2013. Repórter do Gazeta Alerta por uma década, Senildo afirma que esteve presente em mais de 500 cenas de homicídios, além de um assalto com reféns em Sena Madureira onde foi chamado pelo BOPE para negociar a rendição do criminoso e salvar a vida de três pessoas. “O bandido disse que só se entregava se o bom pastor do Gazeta Alerta fosse participar das negociações”, contou.

A estudante do ensino médio, Maria Silva, afirmou que o evento foi uma experiência inesquecível. “Você conhecer de perto o trabalho de um dos melhores profissionais da imprensa do Acre é um aprendizado que levarei por toda a minha vida”, revelou a aluna.

O reitor do IFAC, Fábio Oliveira, destacou a satisfação e a parceria com o jornalista. “Precisamos ouvir mais histórias autênticas que se confundem com a história do Acre. O Senildo Melo é um profissional que viveu intensamente cada reportagem e isso inspira nossos estudantes”, frisou.

A obra escrita pelo autor foi impressa em uma gráfica em São Paulo, de forma independente. O livro pode ser adquirido por meio do Instagram @senildomelo.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
2
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
3
Calixto falando ou dizendo?
4
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
5
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
Detran 300 x 250

» Notícias Relacionadas

Sebraetec