Rio Branco, 24 de outubro de 2025.

Sebraetec

“Me proporcionou confiança e competência”: Educação profissional cria oportunidades e muda vidas no Acre

Número de alunos este ano cresceu 75% em relação ao ano passado: Foto arquivo Ieptec

Referência na oferta de cursos técnicos e qualificação profissional em diversas áreas, como saúde, gastronomia, serviços essenciais, beleza e tecnologia, o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) se destaca no quantitativo de formações e diversificado as oportunidades no mercado de trabalho para centenas de homens e mulheres do Acre.

Com atuação nos 22 municípios do estado, mais de 17,4 mil pessoas fazem, atualmente, algum da instituição,  o que representa um aumento de 75% em comparação ao ano passado. Em 2024, o número de alunos era menos de 10 mil. Um relatório elaborado pelo Ieptec mostra que a ampliação no quadro de alunos é resultado de uma série de investimentos em infraestrutura, tanto em reformas como em modernizações.

Launna (vermelho) passou de aluna a instrutura no Ieptec: Foto acervo Ieptec

Luanna Cunha, cabeleireira e ex-aluna do Ieptec, compartilha que a experiência no instituto foi marcante e necessária no desenvolvimento de suas habilidades como profissional e também para o crescimento enquanto pessoa. De aluna, hoje, Luanna é instrutora da instituição e pode repassar sua experiência a quem busca formação. “Foi um grande aprendizado, e hoje em dia eu possa estar lá, passando meu conhecimento para outras pessoas, que é algo que me deixa muito feliz. Ver o crescimento de cada aluno e saber, que de alguma forma, eu contribuí para isso”, pontou.

Na área desde 2002 e colaborando com o Ieptec desde 2018, a profissional relata que sempre buscou trabalhar com amor e dedicação e transformar o salão não apenas em um espaço de cuidado estético, mas sim de cuidado com as pessoas, e que estar junto aos alunos intensificou o caráter comunitário e humano da profissão.

“Quando a gente ensina, a gente aprende. Cada aluno tem um jeito diferente de segurar a escova, a tesoura, e é nesses detalhes que a gente cresce como profissional. Fazer o bem e levar conhecimento para as comunidades é algo que me toca profundamente, porque a gente vê esses alunos mudando de vida e sendo felizes. Me ensina que esse é um dos grandes valores da cabeleireira, transformar não só a aparência, mas também vidas”.

Presidente destacou o aumento dos investimentos o compromisso com a educação profissional: Foto acervo Ieptec

Para o presidente do Ieptec, Alírio Neto, os números evidenciam o compromisso do órgão com a população acreana. “Temos trabalhado para que o instituto cresça cada vez mais, que a sociedade tenha acesso a serviços de qualidade, e a gente sempre tenta sanar as nossas dores, levando isso até as mulheres em situação de vulnerabilidade, aos estudantes de nível médio, pessoas privadas de liberdade, porque isso beneficia os alunos e também atende essa demanda crescente do mercado”, reforçou.

Neto demonstrou satisfação com os avanços conquistados pelo Ieptec, como uma área de ensino inédita, o que contempla cursos técnicos de nível superior. “Essa é uma enorme conquista para o nosso estado, algo que muito nos orgulha ao olhar e ver que em 20 anos de instituição, temos melhorado a educação técnica e profissional do Acre”, acrescentou.

O presidente destacou novidades para o ano de 2026. Uma das novidades será o curso de Operador de Drones para produtores rurais.

Segundo Nayara Ad-Víncola, professora por formação e parte do quadro administrativo do Ieptec há 16 anos, o instituto permite o desenvolvimento de novas habilidades por meio de cursos e capacitações.

“Com o Ieptec, eu tive a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e habilidades práticas que são essenciais para o meu desenvolvimento profissional, e eu acho que é isso que o instituto proporciona, confiança e competência. Sinto que ter tido essa formação foi um divisor de águas na minha carreira. A qualificação e o conhecimento que adquiri foi o que me permitiu assumir desafios complexos e alcançar os objetivos que eu nem sabia que era possível”.

Atualmente, mais de 17 mil pessoas fazem algum curso na instituição: Foto Ieptec

Compartilhe em suas redes

SEAGRO