
Os paratletas acreanos têm ganhado destaque no cenário nacional. Pela primeira vez, a natação e o atletismo paralímpico conquistaram vaga no Campeonato Brasileiro de Jovens que acontece na cidade de São Paulo.
Ao todo, sete atletas paralímpicos acreanos (quatro no atletismo e três na natação) representam o estado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, em uma competição nacional que serve como porta de entrada para outras grandes competições.
As competições de atletismo encerraram na quinta-feira, 16, mas a natação inicia nesta sexta-feira, 17, e segue até domingo, 19. Segundo Nilton Pontes, treinador da equipe de natação, a vaga conquistada no campeonato é fruto do resultado que os atletas tiveram em outras competições.
“Precisamos esperar os bons resultados, vamos ver o que conseguimos, mas só em conquistar vaga nessas competições já é um grande fruto, porque é a primeira vez que o Acre consegue. O esporte paralímpico vem crescendo muito e estamos nos esforçando para manter esses meninos em boas condições para essas competições”, destaca o treinador.
O coordenador do Centro de Referência Paralímpico (CRP) e técnico da equipe de atletismo, Clodoaldo Castro, ressalta a importância da competição para o futuro dos atletas.
“É uma competição que para nós é muito importante, tendo em vista que nós estamos fazendo um trabalho de iniciação, transição e alto rendimento no Centro de Referência na Ufac, que é um centro que funciona só com modalidades esportivas para pessoas com deficiência. Essas duas competições, que é o Brasileiro de Jovem de Atletismo e o Brasileiro de Jovem de Natação, são competições importantes porque é a partir delas que nossos jovens, de 15 a 22 anos, podem iniciar sua trajetória para o alto rendimento adulto”, detalha.
Importância da preparação
A equipe de atletismo é formada por um atleta com deficiência visual, outro com deficiência intelectual e um com deficiência física. De acordo com Clodoaldo, a preparação para as competições é realizada desde o início do ano no CRP, que está localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Como temos o Centro de Referência, os atletas já treinam constantemente. Os treinos são realizados na segunda, quarta e sexta-feira, toda semana, das 14h até às 17h. O pessoal da natação treina na piscina e o pessoal do atletismo na pista de atletismo, ambos da Ufac”, explica.
Outro ponto reiterado por Clodoaldo se refere ao fato de, pela primeira vez, os atletas alcançarem o índice necessário para participar do Campeonato Brasileiro de Jovens em 2025. Além de enfatizar a importância do CRP.
“Nós acreditamos que isso tudo é fruto do trabalho que o Centro de Referência está fazendo, que é a iniciação, a transição e o alto rendimento. Hoje, temos esse centro que atende pessoas com deficiência visual, física e intelectual que queiram praticar esporte e, a partir disso, temos esses atletas que estão conseguindo bons resultados nas competições a nível nacional”, salienta.
Acre no topo
Mesmo com as competições ainda acontecendo, o Acre tem se destacado quando o assunto é medalhas. No atletismo, que as provas foram encerradas nesta quinta-feira, 16, os quatro atletas acreanos conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
“É um portão de entrada para o alto rendimento adulto. Por isso, estamos muito felizes com a participação e os bons resultados. E todo esse trabalho só é possível ser feito, porque temos a parceria entre a Ufac, a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer e o Comitê Paralímpico Brasileiro”, reforça Clodoaldo.
O quadro das medalhas conquistadas pelos atletas acreanos ficou da seguinte forma:
- Tiago Aguiar – 16 anos – Classe F20
Medalha de Ouro na prova do Arremesso de Peso
- Lucas Verus – 21 anos – Classe T36
Medalha de Bronze na prova de 100m
Medalha de Prata nas provas de 200m
Medalha de Ouro na Prova do Salto em Distância
- Gabriel Igor – 18 anos – Classe T35
Medalha de Ouro nos 400m
- João Gomes – 18 anos – Classe T13
7° lugar na prova dos 200m