Rio Branco, 24 de outubro de 2025.

1200x250_frames

Parque Capitão Ciríaco será fechado em novembro para revitalização

Parque deve ficar um mês fechado por conta da obra de recuperação: Foto Marcos Araújo/Secom

A Prefeitura de Rio Branco inicia, em novembro, um conjunto de melhorias estruturais no Parque Urbano Capitão Ciríaco, com o objetivo de garantir mais acessibilidade, segurança e conforto aos visitantes do maior seringal urbano do mundo.

O anúncio foi feito na última quinta-feira, 23, e prevê o fechamento temporário do parque, localizado no bairro Seis de Agosto, para a realização das obras de revitalização. A iniciativa busca preservar e valorizar esse importante patrimônio cultural, histórico e ambiental da capital acreana.

As intervenções serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra). Nesta etapa, os serviços incluem a reforma completa da passarela principal, a revitalização do espaço de brinquedos infantis e melhorias nas mesas e áreas de convivência.

Patrimônio histórico e ambiental de Rio Branco

Considerado o maior seringal urbano do mundo, o Parque Capitão Ciríaco abriga 646 seringueiras e três imponentes árvores de sapupema, com mais de 1.300 anos somados e alturas que variam entre 60 e 70 metros. O espaço preserva um rico acervo histórico, com mais de 100 peças que retratam a vida do Capitão Ciríaco e episódios da Revolução Acreana.

Entre seus principais atrativos estão a Capela Nossa Senhora da Seringueira, a Casa do Seringueiro e a Galeria Livre de Arte e Ciência — locais que fazem do parque um verdadeiro encontro entre história, natureza e cultura.

Planejamento e execução das obras

O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, explicou o planejamento das ações.

“O prefeito Tião Bocalom determinou a realização de um levantamento técnico detalhado. Nossa equipe já esteve no local com os técnicos da SMCCI e identificou as necessidades mais urgentes. A princípio, o foco é a passarela, mas também diagnosticamos melhorias necessárias no parquinho e nas mesas, para que o parque possa receber melhor os visitantes”, destacou.

O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, ressaltou a importância da intervenção.

“Agradecemos à Prefeitura de Rio Branco e aos secretários envolvidos pela atenção dada aos nossos parques. O Capitão Ciríaco é um espaço que acolhe estudantes, idosos e pessoas com deficiência, e essa reforma da passarela é fundamental para garantir acessibilidade e segurança. Pedimos a compreensão da população durante o período das obras, que trarão grandes benefícios quando concluídas.”

Compartilhe em suas redes

Ban_PMRB_SEMSA_12-08-25_1200x250_01