Imagens de vídeo enviadas ao Portal Acre e veiculadas nesta quinta-feira, 23, mostram um bloqueio no Rio Iaco, na comunidade de Santa Clara. A estrutura teria sido construída e posicionada por uma madeireira com o intuito de facilitar a retirada de madeiras da região, o que tem atrapalhado a navegação dos moradores. Em resposta, o Ministério Público do Estado do Acre (MPC/AC) informou que irá apurar o caso.
Segundo o órgão, foi expedido ofício à Delegacia de Polícia Civil do município, requisitando a instauração de inquérito para apuração, assim como ao Batalhão da Polícia Militar em Sena Madureira, para que sejam registradas eventuais ocorrências relacionadas a situação.

O promotor de Justiça Wendelson Mendonça se reuniu com o prefeito Gerlen Diniz, com o intuito de buscar uma solução rápida e eficaz para o problema. De acordo com o promotor, ainda que em fase inicial de apuração, a empresa pode ser responsabilizada caso seja constada irregularidade.
“Estamos apurando os fatos, pois não pode haver bloqueio do rio, ainda que a empresa tenha licença ambiental para fazer o manejo no local. Essa situação acaba funcionando como uma represa e prejudica a passagem dos ribeirinhos com embarcações. O objetivo inicial é que a própria empresa responsável realize a retirada do material e restabeleça o fluxo normal das águas”, afirmou.
Veja o vídeo: