
Lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estudo “Panorama da Infraestrutura – Região Norte” reúne propostas para a melhoria da infraestrutura em cada um dos sete estados da região.
O trabalho sugere 11 prioridades para o Acre, entre as quais a reconstrução e manutenção da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul; a restauração da ponte sobre o Rio Juruá, na BR-364; e a obra do anel viário que ligará Brasileia à Epitaciolândia.
O trabalho da CNI reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos sete estados do Norte. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Norte como regular, ruim ou péssima.
Confira propostas prioritárias para o Acre recomendadas pela CNI e pela FIEAC:
- BR-364/AC: Realizar as obras de reconstrução e manutenção da BR-364/AC no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
- Ponte sobre o Rio Juruá (BR-364/AC): Avançar com as obras de restauração da ponte sobre o rio Juruá na BR-364.
- Anel Viário de Brasileia (AC): Dar celeridade a obra do anel viário que ligará Brasiléia à Epitaciolândia, incluindo a construção de uma nova ponte, projeto fundamental para melhoria do fluxo de veículos na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.
- BR-317/AC: Garantir condições adequadas de transporte na BR-317/AC, em especial no que diz respeito ao acesso a Assis Brasil e outras cidades do estado.
- Ferrovia Transoceânica (EF-354): Resgatar o projeto ferroviário que visa conectar o Oceano Atlântico, no Brasil, ao Pacífico, no Peru, atravessando a América do Sul. A ferrovia pode representar importante meio para os estados da Região Norte ampliarem suas participações no mercado asiático.
- Aeroporto de Rio Branco e Cruzeiro do Sul: Promover a internacionalização dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, integrando-os com Bolívia e Peru.
- Aeródromos AC: Modernizar os aeródromos existentes no estado do Acre e providenciar a construção de novas unidades em Brasiléia e Sena Madureira.
- Melhorias no sistema de abastecimento de água no AC: Viabilizar melhorias no sistema de abastecimento de água de municípios como Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Capixaba, Jordão, Feijó, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Xapuri e Assis Brasil.
- Programa Norte Conectado: Fortalecer o Programa Norte Conectado com o objetivo de acelerar o processo de expansão da infraestrutura de comunicações na Região Amazônica.
- Infovias: Garantir a expansão da rede de fibra óptica, como a Infovia 05 – Autazes (AM) a Porto Velho (RO); Infovia 06 – Manacapuru (AM) a Rio Branco (AC); e a Infovia 08 – Fonte Boa (AM) a Cruzeiro do Sul (AC).
- Conectividade no AC: Estimular a ampliação da rede de banda larga e avançar na cobertura 4G e 5G nas rodovias do estado, inclusive na faixa de fronteira.