
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CIRESO), Tião Bocalom, está em Assis Brasil coordenando a segunda sessão extraordinária das duas entidades na Regional do Alto Acre.
A reunião foi realizada no prédio anexo da Prefeitura Municipal e contou com a participação de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios de Manoel Urbano, Bujari, Rio Branco, Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.
O Governo do Estado foi representado pelo secretário Cel. Ricardo Brandão e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Cel. José Gaia. Ambos destacaram os compromissos do Governo Estadual com os municípios, mencionando as ações em andamento e o projeto de segurança na fronteira.
O Governo Federal esteve representado pelo Incra, por meio de seu superintendente, Márcio Alércio, que abordou a regularização fundiária urbana e rural.
“A regularização fundiária urbana é feita em parceria com os municípios. Entre tantas ações conjuntas, estamos debatendo formas de dar mais celeridade aos processos de doação das áreas que perderam suas características rurais, permitindo que os municípios realizem a devida titularização. Em Rio Branco, por exemplo, nesta semana entregaremos três títulos no Projeto de Assentamento Benfica, envolvendo cerca de 300 hectares e beneficiando de três a cinco mil famílias. Estamos atuando dessa forma em vários municípios do estado”, afirmou Alércio.
O superintendente da Funasa, Cláudio Amirton Pereira, informou que a instituição mantém mais de R$ 50 milhões em convênios com os municípios, destinados a projetos de melhorias sanitárias domiciliares, abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos.
Assembleia Cireso
Durante a assembleia do CIRESO, foi apresentado o projeto de aterro sanitário para a região do Alto Acre, que atenderá os municípios de Assis Brasil a Xapuri — todos atualmente sob Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Acre. O projeto aguarda recursos para sua execução, visando resolver definitivamente a destinação adequada dos resíduos sólidos.
“Estamos dedicados a ajudar os municípios a resolverem seus problemas nessa área. Rio Branco, por exemplo, abriu as portas da sua Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) para que os quatro municípios do Alto Acre possam encaminhar seus resíduos enquanto os projetos definitivos são implementados. Vamos recorrer à nossa bancada federal para obter o apoio necessário às prefeituras desses municípios”, declarou Tião Bocalom, prefeito e presidente do CIRESO.
A assembleia conjunta da AMAC e do CIRESO contou também com a participação da deputada federal Antônia Lúcia. O encontro se estendeu por toda a tarde, encerrando-se com um jantar oferecido aos participantes.
“Estou muito feliz em ver nossos prefeitos dedicados a resolver da forma mais apropriada, correta e eficaz o problema de destinação do lixo em suas cidades. A AMAC e o CIRESO estão aqui a disposição para se o suporte para alcançar as soluções necessárias para mudar a vida de cada família nos municípios para melhor “, Finalizou Bocalom.