
Infelizmente, uma suspeita de intoxicação por metanol foi registrada no Acre. Nesta segunda-feira, 6, um homem, de cerca de 29 anos, foi atendido na UPA do 2º Distrito com sintomas característicos de intoxicação por metanol.
O paciente registrou dores de cabeça, dor abdominal e desmaio, entre outros sintomas. A informação é que ele consumiu bebida alcoólica no domingo, 5.
Seguindo o protocolo definido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o paciente foi transferido da UPA, onde foi atendido no primeiro momento, para o Pronto-Socorro da capital, onde está internado. O homem vai passar por um exame, que vai confirmar se realmente é intoxicação pór metanol.
Nesta segunda-feira, a Fundação Hospital Flaviano Melo recebeu do Ministério da Saúde, 30 doses de antítodo contra a intoxicação.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgou um comunicado onde confirma a suspeita. Leia abaixo.
Comunicado sobre Caso Suspeito de Intoxicação Exógena por Metanol no Estado do Acre
Informamos a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação exógena por metanol no estado do Acre.
O caso refere-se a um paciente do sexo masculino, 29 anos, residente em Rio Branco. Segundo informações, o paciente consumiu bebida destilada no dia 05/10/2025, apresentando, ainda no mesmo dia, os seguintes sintomas: cefaleia intensa (dor de cabeça), tontura, vômitos, dor abdominal e episódio de desmaio.
O paciente procurou atendimento na UPA do 2º Distrito no dia 06/10/2025 e, na mesma data, foi transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), onde permanece sob cuidados médicos.
As autoridades de saúde seguem acompanhando o caso, e medidas de vigilância epidemiológica estão sendo adotadas para investigar a origem do possível agente tóxico e prevenir novos casos.
O paciente foi notificado no redcap, informado aos CIEVS Nacional e Capital.
At.te.
Equipe CIEVS Estadual