
A oposição ao governo na Aleac fez um escarcéu por conta da aprovação de um Projeto de Lei que cria o cargo de secretário adjunto do Turismo, até aí tudo bem. “Poxa vida, governador. No dia do Servidor Público, o senhor ao invés de aumentar o salário do funcionalismo público, criou foi um cargo comissionado?”, foi dito mais ou menos assim. Mas olhando o PL, foi excluído um cargo na PGE e criado esse outro no turismo, então não houve aumento de cargos e sim uma substituição. E não estou aqui defendendo a criação de cargos ou governo, para isso tem o Luiz Calixto que é secretário de Governo e ganha muito bem para esse fim. É só uma questão de esclarecimento.
Dia 19 vem aí e o bicho vai pegar
Foi marcada a data do julgamento do governador Gladson Camelí no Superior Tribunal de Justiça. Dia 19 de novembro é o julgamento do 01 do estado do Acre. Ontem, quando essa notícia chegou, o burburinho tomou conta de todos, conversas e conjecturas, advogados falando sobre as possíveis penas e eu só pensando será que o Gladson ansioso como é, vai conseguir dormir? Acredito que não conseguiu e vai dormir pouco até o fim desse julgamento.
Não vamos esquecer do recém-nascido
Com as notícias sobre a criação do cargo de secretário adjunto de Turismo, os servidores públicos na Aleac cobrando aumento salarial e o julgamento do governador sendo marcado, é preciso não esquecer da morte do recém-nascido que quase foi enterrado vivo. Este é um assunto que não pode cair no esquecimento, é muito sério.
Aleac sob pressão
Fazia tempo que não via os sindicatos do estado se uniram ao protestar por melhorias salariais no hall da Aleac, não lembro de ver todos esses sindicatos unidos em prol de uma causa. Foi um negócio organizado. Por enquanto, apenas foram ouvidos pelos parlamentares, sem encaminhamento de suas demandas, mas devem fazer novos protestos.
Natal gordo para a empresa que vai ornamentar a Praça da Revolução
Segundo denúncias do vereador André Kamai , a casa do Papai Noel azul que a prefeitura tá construindo terá um custo aproximadamente de R$ 320 mil. Uma casinha de madeira com ornamentação natalina. Aliás, a empresa que a prefeitura contratou para ornamentação de Rio Branco vai custar em torno de R$ 4,5 milhões. Isso mesmo que você leu, quatro milhões e meio de reais, a empresa contratada vai passar o natal no azul, dar cor que o prefeito gosta.
Gladson não é obedecido pelos seus subordinados
Governador Gladson Cameli disse ao Lívio Veras, organizador da comemoração dos 60 anos do PP no Acre, para cancelar a festa num Buffet chique da cidade. Lívio bateu o pé, desobedeceu o chefe do palácio Rio Branco e manteve a festa. Tudo bem que não teve comida pra todo mundo, ele tirou algumas coisas, mas manteve a festa, detalhe, a liderança maior do Progressistas no Acre que é Gladson, não compareceu. Ficou muito estranho, o que era pra ser comemoração virou perguntas sem resposta dos presentes: cadê o governador? O Gladson não veio por quê? Todas sem reposta, até agora, pois o mistério foi desvendado. Gladson e Mailza não foram a festa do PP porque foi feito um pedido para cancelar. Lívio Veras bancou e eles não foram.
E por falar em festa
A oposição tá em festa com esse julgamento do Gladson marcado, comentários e mais comentários, redes sociais em burburinho, advogados sendo consultados das possíveis penas, enfim cada um no seu papel.
Secretários de estado sem dormir
Ao contrário da galera da oposição ao governo, tem muitos secretários de estado que ficarão sem dormir até o término do julgamento do governador. Pois se o Gladson for afastado, com certeza a maioria deles também será. Tem secretário que nunca cumprimentou a vice governadora Mailza Assis, quiçá atendeu algum pedido da assessoria dela, e vou lembrar uma qualidade da Mailza pra vocês, ela tem uma memória de elefante. Não esquece nada. Hihihihi
O que muda no tabuleiro de 2026
Se o Gladson for condenado e sua pena for o afastamento do cargo de governador, é de efeito imediato, pois o STJ é um colegiado e a lei diz que toda condenação por colegiado tem efeito imediato. Cameli poderá recorrer da decisão, mas fora do cargo e o jogo de 2026 muda totalmente. Outros personagens ganham força, outros perdem. Uns serão exonerados imediatamente, outros serão alçados para o primeiro escalão, enfim, um reboliço total.
Gladson renunciando em abril não seria como a nota acima?

Te respondo com um sonoro NÃO, uma questão de tempo. Mailza assumindo em abril teria poucas condições de mexer na equipe governamental, te explico: para um secretário de estado que assume uma pasta, ele precisa de 3 ou 4 meses, no mínimo, para identificar pontos importantes na casa, entender o funcionamento do órgão, colocar sua equipe em setores estratégicos e mexer o doce. Logo a secretaria em questão, vai praticamente parar de funcionar, como no início dos governos, geralmente vão 6 meses para começar a ter algum resultado prático. Pois 5 meses após abril, já chegou o dia da eleição e Mailza não teve tempo de colocar sua cara na gestão, então por isso, não vai arriscar em mexer muito na estrutura governamental caso assuma 4 de abril.
Alan Rick no Dedin de Prosa
Alan Rick é o nosso convidado desta quarta-feira para conversar comigo e com o Badaró no podcast do Portal Acre. Você é nosso convidado, a partir das 16 horas, ao vivo, em nosso canal no Youtube.