Rio Branco, 31 de outubro de 2025.

SEAGRO

Startup acreana é selecionada para programa de incubação cruzada Brasil–Chile 2025

Ferramenta ajuda na fiscalização e comercialização de madeira: Foto cedida

A Wood Chat, startup acreana que une inteligência artificial, Amazônia e educação, foi uma das 10 startups brasileiras selecionadas pelo Itamaraty e pela Embaixada do Brasil em Santiago para o Programa de Incubação Cruzada Brasil–Chile 2025. A iniciativa de diplomacia da inovação busca fortalecer a cooperação entre os ecossistemas de empreendedorismo dos dois países.

A imersão será realizada entre 17 e 21 de novembro de 2025, no Centro de Innovación UC Anacleto Angelini, da Pontifícia Universidad Católica de Chile, em Santiago, um dos principais polos de inovação e tecnologia da América Latina.

Durante a programação, a fundadora Fernanda Onofre representará o Acre e a Amazônia em uma intensa agenda de mentorias, conexões e capacitações técnicas, com encontros com instituições chilenas de fomento à ciência e tecnologia, hubs de inovação e investidores.

A seleção reforça a trajetória internacional da Wood Chat, que já participou do Web Summit Lisboa 2025, do Shell Startup Engine 2025, além de ter sido reconhecida pela Meta como 1º lugar no Desafio WhatsApp pela Amazônia.

“Levar o Acre e a Amazônia para o Chile é um lembrete de que a floresta também é território de tecnologia, conhecimento e futuro. A inovação não tem fronteiras e a Amazônia precisa estar sentada à mesa das decisões globais sobre sustentabilidade e impacto”, afirma Fernanda Onofre, fundadora e CEO da Wood Chat.

A conquista marca um avanço para o Acre, que passa a ser reconhecido não apenas por sua biodiversidade, mas também como exportador de conhecimento e tecnologia florestal. A presença da Wood Chat em Santiago destaca o estado no cenário de discussões sobre bioeconomia, inovação e transição climática, abrindo espaço para que outras startups acreanas conquistem visibilidade internacional.

Embora o Chile não faça parte da Amazônia Legal, o país possui florestas temperadas e um ecossistema de inovação consolidado, com políticas robustas de manejo florestal, pesquisa e sustentabilidade. Essa aproximação abre oportunidades de parcerias técnicas e validação de mercado para as soluções da Wood Chat, conectando a floresta amazônica a outros biomas do mundo.

A iniciativa tem o apoio da Embaixada do Brasil no Chile, do Itamaraty e de redes de incubadoras que promovem a cooperação científica e tecnológica entre a América do Sul e a Europa.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200x250 (3)