Rio Branco, 24 de outubro de 2025.

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER

Torneio de futebol disputado por indígenas no meio da floresta acreana é destaque em jornal da Globo

Liderança indígena destaca que evento vai além de uma simples competição de futebol: Foto reprodução

A Copa das Árvores, primeiro torneio disputado por indígenas no meio da Floresta Amazônica, em território acreano, foi um dos destaques do programa da rede Globo, “Hora 1”, exibido nesta sexta-feira, 24.

A competição é sediada em Marechal Thaumaturgo, na aldeia do povo Kuntanawa, e contou com a presença do grupo de 15 atletas do povo Huni Kuin. Além de incentivar o esporte, a iniciativa é também uma forma de dialogar com os participantes sobre educação ambiental, abordando temas como crise climática.

Em entrevista, um dos jogadores, Abraão Huni Kuin, fala sobre os desafios do deslocamento até a aldeia, que é feito a pé, por dentro da mata fechada. “A trilha é feita com dificuldades de beber água, e as vezes até para comer, merendar, sem contar o cansaço”, diz o relato.

O campeonato reuniu, ao todo, 11 equipes, composta por indígenas e moradores das Reservas Extrativistas Alto Juruá, Alto Tarauacá e da vila Restauração. Segundo os organizadores, para participar das partidas, é preciso firmar um compromisso com a preservação.

Para o líder indígena Haru Kuntanawa, o torneio é uma forma de manifestar as necessidades de unir forças em prol de uma causa maior, como o cuidado com o meio ambiente. “Essa é uma necessidade, que é estar fazendo algo importante que envolva a juventude e os idosos”, comentou.

A expectativa é que o campeonato aconteça anualmente até o ano de 2030, também como uma forma de ampliar a biodiversidade e a cultura dos povos indígenas para todo o Brasil.

Assista abaixo a reportagem completa.

Compartilhe em suas redes

Sebraetec