Em entrevista ao Portal Acre durante a transmissão ao vivo do 3º Qualicafé, nesta sexta-feira, 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, falou sobre a importância da produção do café como uma forma de combater o desmatamento no estado.
Bocalom também destacou sobre o período em que foi prefeito de Acrelândia, região do Acre conhecida por sua produção cafeeira. Segundo o gestor da capital acreana, as lavouras de café são ferramentas importantes de preservação do meio ambiente.

“Eu acredito principalmente na agricultura familiar. A vida inteira defendi que as pessoas têm que ganhar dinheiro e o café é um produto que rende aproximadamente R$ 100 mil por hectare por ano, rende mais do que 50 hectare de boi. Então, por isso, acaba preservando mais. E essa sempre foi a minha discussão com os ambientalistas de plantão que nós temos no Acre. Gente, vamos ajudar, vamos incentivar a agricultura familiar, porque assim evitamos o desmatamento, mas infelizmente nunca fizeram isso”, afirmou Bocalom.
O prefeito ainda complementou. “Não adianta falar em preservação ambiental, e apenas chegar e punir os nossos produtores, porque se todo ano nasce um bezerro, todo ano tem que derrubar a mata. Agora, se tivesse incentivando plantar café, o Acre hoje seria o maior produtor de café da região Norte. Não tenho dúvida”, acrescentou.
Bocalom também ressaltou a importância do Qualicafé na valorização e incentivo aos produtores acreanos. “Isso é muito importante porque estimula os nossos produtores a continuar plantando café”, disse.
Outro ponto abordado pelo gestor de Rio Branco se refere às iniciativas voltadas para a produção cafeeira na capital acreana. “Nós estamos cuidando muito disso. Ano passado nós distribuímos 150 mil mudas, mandamos trator para gradear, calcário para ‘calcariar’, adubo para adubar. Então, estamos com assistência técnica e isso é muito importante, porque estamos orientando o produtor não só a plantar, mas a cuidar da lavoura, pois o café não é fácil de cuidar. Tem muitas doenças e muitas pragas, que tem que saber controlar na hora certa”, detalhou o prefeito de Rio Branco.
Além disso, o gestor da capital acreana reforçou as medidas que estão sendo tomadas com relação aos ramais da cidade para auxiliar, e melhorar, o escoamento das produções. “Nunca se cuidou tanto de ramal como estamos cuidando. Compramos máquinas novas e estamos cuidando dos ramais. Além disso, estamos dando assistência técnica e também mecanizando o modo de produção. Eu acho que quando junta tudo isso, o agricultor familiar não precisa desmatar mais e basta usar o que tem”, concluiu.