A Ponte da Sibéria, uma das obras mais aguardadas da história de Xapuri, entrou oficialmente em sua fase final. Na manhã desta quarta-feira, 19, a diretora-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, realizou mais uma vistoria na estrutura, acompanhada por engenheiros e técnicos do órgão.

Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, que têm exigido ajustes na programação, o Deracre mantém ritmo acelerado para concluir os últimos detalhes antes da inauguração, marcada para a próxima sexta-feira, 21. A expectativa é iniciar o asfaltamento das pistas de rolamento já nesta quinta-feira, 20, etapa considerada decisiva para o acabamento da ponte.
Segundo Sula, seguem em execução três frentes de trabalho: a instalação do guarda-corpo, os corrimões que protegem o espaço reservado para a passagem de pedestres; pavimentação da ponte; e obras complementares, como a urbanização da área sob a estrutura, na Rua Major Salinas, onde será implantado um parque infantil e um espaço de convivência para a comunidade.

“A sensação é a melhor possível”
Após percorrer toda a ponte durante a vistoria, Sula Ximenes destacou o sentimento de realização com o avanço da obra. “A sensação é a melhor possível. Estamos muito felizes em ver que a obra tomou forma como esperávamos e que estamos entregando para a população uma estrutura belíssima e de tamanha importância para essa comunidade. A ponte vai trazer desenvolvimento para Xapuri, contribuir para o escoamento da produção agrícola e encurtar as distâncias”, afirmou a presidente.
Para a presidente, a ponte simboliza mais que uma nova opção de travessia, representa uma mudança estrutural no cotidiano de milhares de moradores. “Há mais de 40 anos se espera por essa ponte. Saber que essa travessia pela balsa, que dura de 30 minutos a uma hora, dependendo da situação, vai ficar no passado. A gente fica sem palavras para expressar”, enfatizou.

Inevitavelmente, a imponência da construção que ocorre em Xapuri faz com que o canteiro de obras esteja permanentemente sob os olhares atentos da população. Sula afirma que, durante as visitas, sente a alegria e o alívio das pessoas que aguardam com grande ansiedade o momento da entrega da ponte. “O sentimento que as pessoas passam é de gratidão. Só quem vive essa travessia diariamente sabe que essa realização não tem preço.”
Boatos sobre problemas estruturais são descartados
Em entrevista à Rádio Aldeia FM na manhã desta quarta-feira, a presidente do Deracre fez questão de desmentir rumores que circularam nos últimos dias na cidade sobre supostas falhas estruturais na ponte. “Nada que justifique qualquer preocupação. Foi relatada uma situação mínima, que já foi totalmente sanada pelas equipes que seguem empenhadas na conclusão da obra”, esclareceu.
Ximenes reforçou que a ponte passou por todos os testes técnicos exigidos para uma obra deste porte e que a inauguração ocorrerá com total segurança. A estrutura já passou por diversas vistorias, incluindo a uma visita da Marinha do Brasil, que teve como objetivo verificar aspectos essenciais de segurança da navegação no Rio Acre, uma vez que a ponte é uma estrutura construída sobre um curso d’água de tráfego público.
Nesta quarta-feira, foi a vez do promotor de justiça da comarca, Renan Batista, acompanhar a equipe liderada por Sula Ximenes na verificação dos serviços e as etapas finais do empreendimento, tomando conhecimento do estágio estrutural e dos procedimentos em execução. “A inspeção possibilita acompanhar a obra de forma precisa e verificar o cumprimento das normas e do planejamento apresentado. O trabalho executado demonstra organização e responsabilidade técnica do Deracre”, declarou o representante do Ministério Público.
Tráfego só será liberado após a retirada das estruturas
Sula também respondeu uma dúvida recorrente da população: a ponte será liberada para tráfego logo após a inauguração? A resposta é não. Segundo ela, estruturas técnicas como treliças e outros equipamentos ainda estarão sobre a ponte no momento da cerimônia e precisarão de alguns dias para serem retiradas. A previsão é que a ponte seja aberta ao trânsito na quarta-feira da próxima semana, consolidando o fim definitivo das travessias por balsa.
Inauguração histórica na sexta-feira
A presidente do Deracre renovou o convite para que a população participe da solenidade de inauguração, que reunirá o governador Gladson Cameli, autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades e organizações sociais. A ponte, construída com R$ 40 milhões em investimentos do Governo do Acre e de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, vai ligar definitivamente o centro da cidade ao bairro Sibéria e marcar um novo capítulo para Xapuri.








