Rio Branco, 20 de novembro de 2025.

educação, horta e fazendinha

Acre não terá Parada do Orgulho LGBT em 2025; Evento foi remarcado para 2026

A Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) divulgou uma nota nesta quinta-feira, 20, informando que a 19ª Parada do Orgulho LGBT do Acre, prevista para 2025, será realizada no dia 17 de maio de 2026.

Segundo a entidade, a mudança da data, que é o Dia de Valorização, Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ e Combate à LGBTfobia, acontece devido ao processo de regularização administrativa e financeira da AHAC.

Associação afirma que mudança evidencia o compromisso e responsabilidade com o evento. Foto: Jardy Lopes

“A instituição, pioneira na defesa dos direitos humanos e da cidadania LGBT+ no estado, é historicamente responsável pela Semana Acreana da Diversidade e pela Parada do Orgulho LGBT+. A mudança de data decorre do processo de regularização administrativa e financeira, necessários paга a realização de uma produção de evento a altura da população LGBTQIA+ do Acre”, informa a nota.

Conforme o texto, com este processo, a instituição recuperou a capacidade administrativa, jurídica e financeira para apresentar projetos, captar recursos e realizar eventos estruturados. Além disso, também reforçou a realização de outros eventos voltados à diversidade no estado.

“Mesmo durante a regularização de todo esse processo em 2025, a AHAC realizou o 1º Circuito Acreano da Diversidade, com abertura oficial, artistas nacionais e locais, oficina de comunicação, ações de enfrentamento à LGBTfobia e atividades esportivas inclusivas, demonstrando força organizacional”, detalha.

De acordo com a AHAC, tanto o Governo do Acre, quanto a Prefeitura de Rio Branco e empresas do setor privado foram informados da nova data e confirmaram apoio para a realização da Parada no ano que vem.

“A realização em 2026 reflete planejamento e responsabilidade, visando um evento completo, com trios elétricos, palco e som profissional, artistas locais e convidados, trajeto seguro e uma celebração marcante para a comunidade LGBT+. A AHAC agradece o apoio e reafirma seu compromisso com diversidade, cultura, inclusão e direitos no Acre”, finaliza o texto.

Leia a nota na íntegra.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
2
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
3
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
4
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
5
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
Grupo Oficial no WhatsApp

» Notícias Relacionadas

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER