
O Estado do Acre será o anfitrião da plenária nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, em Rio Branco, reunindo representantes de todos os Conselhos Estaduais para debater políticas públicas, desafios e avanços da educação brasileira.
Promovido pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, em parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e do Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC), e demais parceiros institucionais, o evento tem como objetivo fortalecer o papel dos conselhos de educação na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais em todo o país.
O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação é realizado periodicamente em diferentes Estados e tem se consolidado como um espaço de diálogo, cooperação e integração entre os sistemas de ensino, contribuindo para o fortalecimento da educação em todo o território nacional.
Durante os dois dias de programação, gestores, conselheiros, técnicos e autoridades educacionais nacionais e locais, participarão de palestras e mesas-redondas sobre temas como O Sistema Nacional de Educação aprovado, pelo Senado Federal, no dia 7 de outubro e que aguarda sanção presidencial – Juros por Educação e o impacto da política nos Estados – Educação de Jovens e Adultos – Educação Indígena, do Campo, das Águas e da Floresta na Amazônia: Direito, Qualidade e Acesso – Inclusão e Equidade nas Políticas Públicas de Educação, dentre outros.
Segundo a presidente do Conselho de Educação do Acre, Professora Elisete Machado, sediar o fórum é um marco importante para o Acre.
“Este é um momento de grande relevância para o nosso estado. Reunir os conselhos de todo o país é uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento das políticas educacionais, especialmente em um momento de tantos desafios e transformações na educação brasileira”, destacou.
O encontro também contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), reforçando a importância da articulação entre os entes federativos para a construção de uma educação pública de qualidade e equitativa.
Um Conselho Estadual de Educação é um órgão colegiado que atua na normatização, fiscalização e avaliação do sistema educacional de um estado, abrangendo desde a educação básica até o ensino superior.








