Rio Branco, 21 de novembro de 2025.

Ainda sobre café

Na última semana, o Portal Acre esteve na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. Há algo importante que precisa ser dito. O “pretinho” está mudando, de verdade, a vida de pequenos produtores rurais espalhados pelo estado. É algo que vai além da propaganda governamental, são testemunhos de pequenos produtores que estão transformando sua qualidade de vida com a produção do café.

Eu não entendo, mas ouvi de quem entende

Confesso que apesar de ser um apreciador da bebida, não sou especialista em análise de café. No entanto, fiquei atento a quem entende do assunto que passou pelo estande do Acre. Impressionante como a qualidade foi elogiada. Realmente, o café no Acre parece ser um caminho sem volta. E isso, é algo muito bom.

Ainda sobre Alan Rick

Ouvi de mais de uma pessoa: “Esse Alan Rick é doido, fazer o evento de filiação no Ginásio do Sesc é uma aposta alta demais, vai precisar de muita gente para lotar aquele espaço”. Realmente, foi ousado, mas, assim como é uma característica do senador, extremamente bem planejado. Alan Rick montou o cenário perfeito para mostrar a força de sua candidatura. Deu certo e o impacto foi positivo, apesar da ausência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Foi sucesso, mas segurem a empolgação

Alan Rick não é abestado e sabe que ainda falta muito tempo para a eleição e que seu nome é forte, mas está longe de “nadar de braçada” em uma eleição. Mais ainda quando vai enfrentar o poder da popularidade de Gladson e a força da máquina pública. Por isso, um de seus desafios é segurar a empolgação de algumas pessoas próximas. Já tem gente escolhendo o cargo que vai assumir.

Aqui vai um recado sobre assuntos íntimos

Com a proximidade do pleito eleitoral, começam a chegar emissários que tentam “vender” assuntos de foro íntimo de políticos, sejam ou não candidatos no ano que vem. Óbvio que as informações tentam macular a imagem de um ou de outro. Para deixar bem claro, cada profissional é responsável por si, dentro do que considera ético e profissional. Mas, não percam tempo com este colunista. O que cada um faz dentro de sua vida pessoal, entre quatro paredes, se não é crime, não perco tempo. Hipocrisia aqui não tem vez, procurem outro. Agora, se for para fofocar, me chame que vou correndo hehehehehe

Lembrei agora

No ano passado, passei por algo semelhante. Uma pessoa tentou me “vender” um vídeo onde a e esposa de um político aparecia em um momento íntimo. Não viu a “cor” do meu dinheiro. Não tinha nada que um casal não faça, ou, pelo menos, deveria fazer quase sempre. Mandei à baixa da égua. E, como disse, amo uma fofoca. Inclusive, fiquei admirado da performance da moça hihihihihihihihihi

Clima de tensão

Nos próximos dias, a política pelas bandas do Palácio Rio Branco deve ficar em compasso de espera. Faltam apenas 9 dias para o julgamento do governador Gladson Cameli no STJ. Até lá, nenhuma decisão será tomada, nenhum avanço em candidaturas do atual grupo político que está no poder no Acre vai acontecer. A verdade é uma só: o desfecho de Gladson é que vai determinar os próximos passos. Enquanto isso, resta a tensão de todos os lados.

MDB não vai decidir agora

Também acho pouco provável que o MDB decida algo em torno de apoio à qualquer candidatura ao Palácio Rio Branco por esses dias. Ali, o mais besta tem 50 anos de política, sabem que o jogo muda se Gladson perder os direitos políticos e não for candidato ao Senado no ano que vem. Exatamente por isso, os “cabeças brancas” não vão antecipar o jogo sem a definição de quem são os jogadores.

Inclusive….

Tem secretário perdendo o sono. Um, que ocupa uma das pastas mais importantes do governo acreano já recebeu o recado de que Mailza assumindo, no outro dia está no “olho da rua”. Não tem a mínima chance de ficar no governo. Por aí, se presume que, dentro do próprio governo, há torcida de tudo que é jeito.

Chega a ser risível

Queria entender. Nos últimos dias, o próprio Portal Acre publicou um material onde o DNIT garantia que o remanejamento dos R$ 45 milhões do dinheiro que deve ser usado para a recuperação da BR-364, não ia interferir nos trabalhos na rodovia federal. Tudo bem, eu sei que o recurso já foi devolvido. Mas, a pergunta é? atrapalhar o que, praticamente, não existe? Na última semana, conversei com amigos do Juruá que vieram de Cruzeiro do Sul pela estrada e a informação é a de que a BR-364 continua com condições horríveis de trafegabilidade. E o inverno amazônico tá batendo na porta. Vai ser tenso para quem mora no Juruá.

Compartilhe em suas redes

Leônidas Badaró

É natural de Xapuri, onde começou na comunicação há 25 anos. De lá pra cá atuou como repórter e apresentador em Rádio, TV e Online. Apaixonado por esportes, também é narrador de futebol.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Lana Valle

Por Robison Luiz Fernandes

Por Mariana Carvalho

Portal Acre