
Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró
O Instituto Peteleco se prepara para realizar mais uma edição do seu evento mais afetivo e esperado do ano: o Natal Solidário, que chega agora à sua 10ª edição, reunindo padrinhos, madrinhas, crianças e a comunidade em um grande momento de confraternização e solidariedade. A ação acontece no dia 16 de dezembro, a partir das 8h, na AABB, em um evento aberto ao público.
Durante a entrevista, o idealizador do Instituto, Davinei Cunha, mais conhecido como Palhaço Peteleco, explicou que o Natal Solidário nasceu de uma necessidade percebida ainda no início da atuação da instituição. Embora os padrinhos contribuíssem mensalmente para ajudar as crianças em tratamento no UNACON, CER, Mundo Azul e Dom Bosco, não existia uma data especial que aproximasse esses apoiadores das crianças.
Foi então que surgiu a ideia de concentrar toda essa energia de carinho e apoio no período natalino.
“Nós não trabalhávamos o Dia das Criança. então pensamos em reunir toda essa energia no Natal, criando um momento de encontro entre padrinhos, madrinhas e as crianças que eles ajudam durante o ano inteiro. E deu muito certo.”, afirmou Davinei.
Desde a primeira edição, que reuniu apenas 47 pessoas, o evento cresceu de forma significativa, alcançando hoje a expectativa de cerca de 250 participantes. Atualmente, o encontro conta com atividades recreativas, brinquedos, presentes, alimentação e a participação de autoridades públicas, forças policiais e instituições parceiras.
Neste ano, o Instituto também convidou a Apae, reforçando o compromisso de acolher e incluir crianças com deficiência.
Além de momento de confraternização, o evento também funciona como uma porta aberta para que a comunidade conheça de perto o trabalho do Instituto Peteleco.
“É um evento aberto. Mesmo quem não é padrinho pode participar, ajudar, servir, estar junto. O importante é contribuir com esse momento especial para as crianças.”, destacou o idealizador.
Como funciona o apadrinhamento
Para apadrinhar uma criança, os interessados entram em contato pelo números oficiais do Instituto (68 99941-0872 ou 68 99991-4292), recebem a lista com nome e idade das crianças e escolhem qual desejam apadrinhar. Os presentes devem ser entregues até o dia 10 de dezembro, para a organização dos presentes que serão distribuídos no evento oficial, no dia 16.
Com quase uma década de história, o Natal Solidário já se tornou uma tradição marcada por emoção, união e alegria.








