
Com o intuito de impulsionar a presença do café acreano no cenário global e oportunizar negócios de exportação para a Amazônia, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta segunda-feira, 3, uma etapa inédita da Semana Internacional do Café (SIC), considerado o maior evento do setor cafeeiro e que acontece de 5 a 7 de novembro em Belo Horizonte (MG). A Iniciativa integra o programa Exporta Mais Brasil, coordenado pelo presidente da Apex, Jorge Viana.
No total, 26 produtores da Amazônia participaram do evento que busca reconhecimento internacional por meio da técnica de degustação cupping, que consiste em um processo de avaliação dos atributos sensoriais do café, sendo 24 acreanos e dois rondonienses.
A etapa conta ainda com a participação da delegação internacional, composta por representantes dos Estados Unidos, Chile, Espanha, Croácia, Rússia, Israel, Emirados Árabes, China e Tailândia.

De acordo com o presidente da Apex, Jorge Viana, a produção de café no Acre possui inúmeros atributos que chamam a atenção do mercado internacional, entre eles, a sustentabilidade. “Os compradores internacionais não vieram aqui somente para levar uma saca de café, eles vieram para provar, sentir o sabor, e se apaixonarem não só pela produção, mas por toda sustentabilidade que cerca esse meio de produção”.
O empresário Petar Gudelj, representante da empresa Kava Family Coffee Roasters, empresa de torra da Croácia, disse que a qualidade do café da Amazônia é impressionante. “Eu conheci o evento quando participei da feira World of Coffee, em Genebra, na Suíça e fui convidado pela equipe brasileira para participar desse programa que fortalece o café robusta. Eu estou muito surpreso pela qualidade do café e é muito legal ver como que áreas desmatadas estão sendo reflorestadas com as produções”.









