Rio Branco, 21 de novembro de 2025.

Banner 21 dias de ativismo

Cerimônia de premiação marca encerramento do primeiro ciclo das Olimpíadas de Educação Financeira

Premiação aconteceu no auditório do Teatro da UFAC nesta manhã de segunda-feira. Foto: Gabrielly Martins

O “Encontro dos Campeões”, evento que encerra o primeiro ciclo das Olimpíadas de Educação Financeira, foi realizado nesta terça-feira, 10, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A premiação, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Branco (CDL), visa incentivar o consumo consciente e o empreendedorismo.

Mais de 3,2 mil alunos de escolas públicas e particulares, do 6° ano ao 9° ano, se envolveram de forma ativa na temática de gestão de finanças com foco na redução do endividamento, que afeta quase 80% da população brasileira. Os alunos e professores premiados receberão R$ 280 mil em prêmios, além de troféus e medalhas.

Para o presidente da CDL, Marcello Moura, o evento marca não só o encerramento do primeiro ciclo, mas também impulsiona a continuidade do projeto.

“Esse é o primeiro de implementação do projeto, mas foram três anos de planejamento, de entender quais eram as melhores práticas, de como seria ensinado para os alunos a como controlar os impulsos financeiros, porque o Brasil é um dos países que mais sofre com o endividamento, então poder trazer essa competência para as crianças e adolescentes é fundamental para que eles já entrem na vida adulta sabendo da importância de construir patrimônio financeiro e de ter responsabilidade”, disse Moura.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, a iniciativa preventiva beneficia não só os alunos e professores, mas também as famílias. “É muito importante que a gente leve a educação financeira para as nossas crianças e jovens, porque o endividamento é um problema que afeta muitas famílias, o psicológico, e por meio da educação financeira, as crianças conseguem levar isso para dentro de casa, para os pais, e incentivar esse trabalho preventivo de como lidar com as finanças”, pontuou

Segundo a diretora do Instituto Águias do Saber, Eva Passarinho, o projeto oportuniza um currículo diferenciado e torna o conhecimento básico sobre finanças mais democrático. “Essa é uma das bases para o futuro. Desde cedo, as crianças precisam aprender a investir, onde investir, e tomar decisões sustentáveis ao longo do prazo. E a gente já consegue perceber a diferença nelas, porque estão economizando, e isso vai crescer junto com elas”.

O deputado Eduardo Ribeiro, um dos apoiadores do projeto e responsável pela indicação da lei estadual que viabilizou a integração do CDL com as escolas, esteve presente na solenidade. “A gente precisa que todos os cidadãos estejam cada vez mais conscientes sobre questões econômicas, porque a tendência é que o Estado melhore com isso. Se o Estado melhora, é porque as famílias estão melhores, com menos problemas, e espero que o nosso mandato sempre possa estar à disposição para que as boas práticas continuem a ser potencializadas”.

Os colégios Anglo e Sigma, instituições de ensino particular do Acre, ocuparam os pódios da premiação. Clara Ribeiro, de 12 anos, é estudante do 7º ano do colégio Anglo e foi a grande vencedora da categoria. A estudante leva para casa o valor de R$ 30 mil reais, que devem ser investidos. “A sensação é muito boa, mas eu só conseguia pensar que não acreditava no que estava acontecendo. E eu vou investir, colocar em prática o que eu aprendi durante todo o ano”, compartilhou a vencedora.

O estudante Miguel Togneri Pastro, do Colégio Sigma, venceu em primeiro lugar na categoria 6º ano. Para o aluno, a melhor parte da experiência foi poder aprender sobre o assunto. “Eu acho que sempre vou levar esse conhecimento sobre economia e é muito importante porque é isso que faz com que a gente saiba manusear o nosso dinheiro”.

Compartilhe em suas redes

Solerni Energisa Solar