
O “Encontro dos Campeões”, evento que encerra o primeiro ciclo das Olimpíadas de Educação Financeira, foi realizado nesta terça-feira, 10, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A premiação, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Branco (CDL), visa incentivar o consumo consciente e o empreendedorismo.
Mais de 3,2 mil alunos de escolas públicas e particulares, do 6° ano ao 9° ano, se envolveram de forma ativa na temática de gestão de finanças com foco na redução do endividamento, que afeta quase 80% da população brasileira. Os alunos e professores premiados receberão R$ 280 mil em prêmios, além de troféus e medalhas.
Para o presidente da CDL, Marcello Moura, o evento marca não só o encerramento do primeiro ciclo, mas também impulsiona a continuidade do projeto.
“Esse é o primeiro de implementação do projeto, mas foram três anos de planejamento, de entender quais eram as melhores práticas, de como seria ensinado para os alunos a como controlar os impulsos financeiros, porque o Brasil é um dos países que mais sofre com o endividamento, então poder trazer essa competência para as crianças e adolescentes é fundamental para que eles já entrem na vida adulta sabendo da importância de construir patrimônio financeiro e de ter responsabilidade”, disse Moura.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, a iniciativa preventiva beneficia não só os alunos e professores, mas também as famílias. “É muito importante que a gente leve a educação financeira para as nossas crianças e jovens, porque o endividamento é um problema que afeta muitas famílias, o psicológico, e por meio da educação financeira, as crianças conseguem levar isso para dentro de casa, para os pais, e incentivar esse trabalho preventivo de como lidar com as finanças”, pontuou
Segundo a diretora do Instituto Águias do Saber, Eva Passarinho, o projeto oportuniza um currículo diferenciado e torna o conhecimento básico sobre finanças mais democrático. “Essa é uma das bases para o futuro. Desde cedo, as crianças precisam aprender a investir, onde investir, e tomar decisões sustentáveis ao longo do prazo. E a gente já consegue perceber a diferença nelas, porque estão economizando, e isso vai crescer junto com elas”.
O deputado Eduardo Ribeiro, um dos apoiadores do projeto e responsável pela indicação da lei estadual que viabilizou a integração do CDL com as escolas, esteve presente na solenidade. “A gente precisa que todos os cidadãos estejam cada vez mais conscientes sobre questões econômicas, porque a tendência é que o Estado melhore com isso. Se o Estado melhora, é porque as famílias estão melhores, com menos problemas, e espero que o nosso mandato sempre possa estar à disposição para que as boas práticas continuem a ser potencializadas”.
Os colégios Anglo e Sigma, instituições de ensino particular do Acre, ocuparam os pódios da premiação. Clara Ribeiro, de 12 anos, é estudante do 7º ano do colégio Anglo e foi a grande vencedora da categoria. A estudante leva para casa o valor de R$ 30 mil reais, que devem ser investidos. “A sensação é muito boa, mas eu só conseguia pensar que não acreditava no que estava acontecendo. E eu vou investir, colocar em prática o que eu aprendi durante todo o ano”, compartilhou a vencedora.
O estudante Miguel Togneri Pastro, do Colégio Sigma, venceu em primeiro lugar na categoria 6º ano. Para o aluno, a melhor parte da experiência foi poder aprender sobre o assunto. “Eu acho que sempre vou levar esse conhecimento sobre economia e é muito importante porque é isso que faz com que a gente saiba manusear o nosso dinheiro”.








