Com um estande de 100m², o espaço do Acre é um dos destaques da Semana Internacional do Café (SIC) 2025, o maior encontro de cafés do Brasil, que acontece de 5 a 7 de novembro em Belo Horizonte, na Expo Minas. A delegação acreana, composta por 80 pessoas, entre técnicos, produtores e representantes da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), conta com 40 cafeicultores.

A estrutura, uma parceria entre o governo do Acre e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promete fortalecer e ampliar as conexões dos produtores acreanos com compradores nacionais e internacionais, o que impulsiona o setor cafeeiro local e incentiva a exportação.

Em entrevista ao Portal Acre, a engenheira agrônoma e coordenadora do Núcleo da Cafeicultura da Seagri, Michelma Lima, compartilhou que a união de esforços busca expandir a qualidade da produção acreana para o mundo.
“Com o apoio do governo e do Sebrae, nós conseguimos trazer um espaço ainda mais bonito do que tivemos no ano passado, maior, e com esse objetivo de trazer um pouco da nossa Amazônia, da nossa origem, então acredito que ele vá atender as necessidades e que todo mundo vai gostar”, disse a especialista em café.
Michelma Lima destacou a importância da participação dos produtores rurais em eventos internacionais.

“Estamos trazendo os produtores finalistas do Qualicafé, e junto a eles, as famílias, que quiseram vir acompanhar por conta própria, então temos essa média de 40 produtores, e esse intercâmbio é extremamente importante para a troca de experiências, para que eles consigam se conectar com os empresários, torrefadores, donos de cafeterias, então com certeza vai ser uma oportunidade incrível”.








