Rio Branco, 21 de novembro de 2025.

De fato e de direito

O senador Alan Rick Miranda, pré-candidato ao Governo do Acre, se filiou ao Republicanos, partido que lá em 2014 foi sua casa no primeiro mandato eletivo dele e foi no então PRD que Alan se elegeu deputado federal pela primeira vez. Após anos, ele retorna ao Republicanos, com toda pompa e circunstância.

Seguindo os passos do governador Gladson

Gladson Camelí foi deputado federal em 2006, reeleito em 2010. Já em 2014 sentou na cadeira de Senador e em 2018 foi eleito Governador do Acre, sendo reeleito em 2022. Diga-se de passagem, sempre no primeiro turno. Já Alan, foi eleito Deputado Federal em 2014, conquistando a reeleição em 2018. Em 2022, foi escolhido pelo povo como Senador da República e vai ser candidato ao Governo do Acre em 2026. Se vai vencer aí é com o povo, mas que está seguindo os passos do Gladson, isso é uma realidade.

Alan bem prestigiado

Para a filiação no Repúblicanos, Rick contou com a presença da Senadora Damares Alves, dos Deputados Federais Carlos Gomes do Rio Grande do Sul, e por São Paulo, Milton Viera, Marcos Pereira, Presidente Nacional do Repúblicanos, além do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que participou on-line do ato de filiação.

Em torno de 4 mil pessoas prestigiaram o ato de filiação do Alan Rick

Tinha muita gente no ato de filiação, ginásio do Sesc lotado acompanhando a filiação, festa plural e muito organizada. Várias caravanas do interior, dezenas de ônibus fretados para levar e trazer o povo. Escola de samba, apresentação de capoeira e músicas gospel foram algumas atrações do evento.

A surpresa da tarde

Sérgio Lopes, prefeito de Epitaciolândia, eleito pelo PL, foi um dos três prefeitos prestigiaram a festa para Alan Rick, a única diferença é que os outros dois são do Republicanos de Alan. Já Sérgio é do PL de Bocalom. e
Ele deixou claro que seu apoio é do Rick, independente da posição de seu partido. É Bocalom, deu ruim! Sérgio Lopes do PL e seu pupilo Olavinho Boiadeiro declararam apoio ao teu concorrente.

Festa estranha com gente esquisita

A festa foi bonita, mas observei algumas figuras estranhas, como os pastores Décio, que foi da equipe da Mailza muito tempo, e o Belchior, que também orava pela vice-governadora.

Mas o dono da lancha é o cabeça branca…

O ex-deputado federal, João Correia (MDB), disse ao Portal Acre que a presença dele no ato de filiação de Alan Rick foi representando o MDB, mas que não há nada definido além de conversas com o pessoal da Mailza, com o pessoal do Alan e que a cúpula dos cabeças brancas só definirá apoio governamental para as eleições de 2026, a partir desta semana. Esperemos.

Bocalom ficou chateado com a Damares Alves.

A senadora Damares Alves do Republicanos de Brasília disse que a chapa ideal para disputa do Governo do Acre seria o Alan Rick com o apoio do prefeito Bocalom e toda a direita do Acre e disse também que há negociações nesse sentido em Brasília. Bocalom ficou “pistola” (com raiva), como diz meu Davi de 6 anos, com as declarações da senadora do Distrito Federal e disse que só fala de eleições ano que vem e ninguém tem autorização para falar em seu nome referente ao pleito. Que já tem uma trajetória de serviços prestados para definir quem vai apoiar ou não. Em outras palavras, Bocalom disse: Damares vá se meter onde foi chamada, aqui não.

Nenhum deputado estadual do Republicanos compareceu

O Republicanos no Acre tem 3 deputados estaduais são eles: Gene Diniz, Tadeu Hassem e Clodoaldo Rodrigues e nenhum compareceu, nem na coletiva de imprensa no aeroporto, e tampouco no ato de filiação do Senador Alan Rick no Ginásio do Sesc, indagado pelo não comparecimento o presidente da sigla, o Deputado Federal Roberto Duarte disse: “eles têm medo” referindo-se ao fato que os deputados estaduais são da base governista e têm medo de perderem os seus cargos no governo. Nenhum deputado se manifestou e ficou por isso mesmo.

Compartilhe em suas redes

Fredson Camargo

Fredson Camargo é jornalista, publicitário, estrategista político e co-fundador do Portal Acre.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Lana Valle

Por Robison Luiz Fernandes

Por Mariana Carvalho

Portal Acre