Rio Branco, 8 de novembro de 2025.

1200x250-2

Filho de produtores rurais vencedores do Qualicafé 2025 diz ter interesse em conduzir pesquisa sobre café na Universidade Federal de Viçosa

A cafeicultura tem transformado a vida de inúmeras famílias em todo o estado, e não tem sido diferente para a dos produtores Sebastião Oliveira e Ilda Soares, vencedores da terceira edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé), realizado em outubro de 2025.

Café de Xapuri cultivado pelo casal foi eleito o “melhor do Acre”. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com produção em Xapuri, os frutos não se restringem somente a qualidade dos grãos colhidos na propriedade, mas se mostram no futuro trilhado pelos filhos. Yuri Oliveira, de 25 anos, um dos filhos do casal, faz doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das mais respeitadas do Brasil.

O biólogo detalha que a profissão foi incentivada por uma professora e que sempre foi apoiado pelos pais no momento em que decidiu deixar o município para aprimorar a carreira acadêmica.

Jovem diz ter interesse em pesquisar sobre café em uma das universidades mais respeitadas do Brasil. Foto: Leônidas Badaró

Graduado em Ciências Biológicas, Yuri Oliveira tem aperfeiçoado um estudo sobre abelhas sem ferrão e compartilhou ao Portal Acre, durante o fechamento da Semana Internacional do Café (SIC), o interesse em investir em pesquisas sobre o grão.

“Eu entreguei a minha dissertação da pós-graduação, que também é em Entomologia, no meio desse ano, e agora estou no doutorado com a mesma temática, onde eu trabalho com a análise de pesticidas com as abelhas sem ferrão, e talvez agora eu tente também uma pesquisa sobre café”, disse.

Yuri Barbosa fala com o orgulho sobre as conquistas da família. “Já são quase sete anos longe para estudar e a gente conversa muito pelo celular, pelo WhatsApp, então todo dia eu recebo foto de café e me dá um orgulho enorme, porque é o melhor do Acre. Todo mundo aqui em Minas já sabe porque onde eu vou, na fila da universidade, eu saio falando deles”, comentou.

Compartilhe em suas redes

Secom