Rio Branco, 5 de novembro de 2025.

1200X250 - cópia (6)

Jorge Viana destaca importância da Semana Internacional do Café para fortalecimento da cafeicultura acreana

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, conversou nesta quarta-feira, 5, com o repórter do Portal Acre, Leônidas Badaró, durante a abertura da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece em Belo Horizonte (MG), sobre o trabalho que a instituição realiza no setor da cafeicultura acreana.

Presidente da Apex tem investido no desenvolvimento do setor cafeeiro do estado amazônico. Foto: Paulo Murilo

A ApexBrasil, segundo Viana, possui um convênio com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), além de ter parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para fortalecer a produção de café no estado.

“Fico muito contente porque a Semana Internacional do Café é uma espécie de calendário do café do Brasil com o mundo. Então, fico feliz de ver o stand do Acre somando forças para poder apresentar o sabor da Amazônia para o mundo”, disse.

Viana reforçou ainda que diversas outras instituições como o Governo do Acre, as Prefeituras Municipais, as cooperativas e, até mesmo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também estão unidas para incentivar a produção de café com qualidade.

“Isso é legal, mas eu acho que ainda tem um buraco: que é o crédito. É muito difícil conseguir financiamento. O banco só empresta para quem já tem dinheiro, você acaba dando como garantia a sua casa, por exemplo. Então, eu acho que deve ter um esforço conjunto para os pequenos produtores, pois o café é uma coisa que, se a pessoa tiver um hectare, já vai ganhar dinheiro. O café especial não sai das grandes fazendas, do grande plantador. O café especial vem do pequeno produtor”, afirmou.

O presidente da ApexBrasil acrescentou também. “Nós vamos trabalhar para que o pequeno produtor tenha crédito, porque para os pequenos, para quem quer produzir, é caro plantar um hectare de café, mas para o banco não é. Todos nós estamos juntos para fazer com que, quem sabe, 1.000 pessoas, pequenos produtores, comecem a plantar café”, complementou.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

SEAGRO