Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Daigleíne Cavalcante
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 4, os dados atualizados do Censo 2022, sobre os nomes e sobrenomes mais populares do Acre. O levantamento mostra que Maria continua sendo o nome próprio mais comum entre os acreanos, enquanto Silva domina entre os sobrenomes.
Segundo o levantamento, Maria aparece no topo da lista com 74.420 registros, representando 8,73% da população do estado. Em seguida estão José (3,04%), Francisco (2,59%), Antônio (2,16%) e Ana ( 2,10%). Nomes tradicionais com João, Francisca e Raimundo também seguem entre os mais usados.
Entre os sobrenomes, a liderança é de Silva, presente em 27,74% dos registros, o que corresponde a 230 mil pessoas no Acre. Logo depois vem Souza (10,41%), Oliveira (8,45%), Lima (8,00%) e Santos (6,76%).
Em todo Brasil Maria também é o nome mais comum, reforçando a forte presença cultural e religiosa associada à tradição cristã. Já Silva, de origem portuguesa, mantém o posto de sobrenomes mais popular do país e aparece com destaque em todos os estados.
No site do IBGE é possível consultar em qual cidade seu nome é mais popular e a origem, assim como ter acesso ao o estudo completo.
Veja abaixo o top 30 do ranking dos nomes e sobrenomes mais populares.










