
O médico Thomas Henry Geddis, apesar de nascido na Irlanda do Norte, é uma figura extremamente conhecida em Tarauacá. Chamado de Dr. Tomé, ficou conhecido na região por exercer a medicina no município durante 18 anos.
Sua trajetória foi marcada pela empatia e pelo cuidado integral, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada paciente e proporcionando um tratamento personalizado.
Além de sua prática clínica, Dr. Geddis também se envolveu em atividades de educação e conscientização em saúde, contribuindo para a formação de novos profissionais e para a melhoria contínua dos serviços de saúde em Tarauacá e região, em uma época em que quase nada existia em termos de estrutura: não havia laboratórios, equipamentos ou ambulâncias.
Na noite deste último sábado 8, Tarauacá recebeu a triste notícia da partida de Dr. Tomé, aos 96 anos. Thomas Henry Geddis morreu na Irlanda do Norte, país onde vivia após parar de exercer a medicina.
Uma das curiosidades do médico é que ele percorria a cidade para atender seus pacientes em uma bicicleta, o que o tornou ainda mais conhecido na região.

Dr. Tomé é lembrado do livro “Heróis que Salvam”, escrito pelo médico e ex-governador do Acre, Tião Viana, que destaca o reconhecimento de pioneiros da medicina no Acre.
Uma outra homenagem é o nome da maternidade de Tarauacá, Ethel Muriel Gedis, primeira esposa do médico irlandês, também já falecida.








