Rio Branco, 20 de novembro de 2025.

Solerni Energisa Solar

Na COP30, Acre firma compromisso com Código Florestal

Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o Acre participou da mobilização nacional voltada à implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro no painel “Mutirão COP30 pela Implementação do Código Florestal”, realizado neste sábado, 15, no Pavilhão Brasil, auditório Jandaíra, na Zona Verde.

Estado foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho. Foto: Uêslei Araújo/Sema

A iniciativa representa um esforço conjunto para acelerar a regularização ambiental de imóveis rurais e consolidar o Código Florestal como um instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro.

O evento contou com a participação de gestores ambientais, representantes do governo federal, de instituições internacionais e da sociedade civil.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou o compromisso do governo acreano com a implementação do Código Florestal e com o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural.

Leonardo Carvalho falou sobre estratégias do governo para acelerar a regularização ambiental. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Estiveram presentes no painel, o diretor de biodiversidade e recursos naturais para a América Latina do Banco Alemão KfW, Jens Mackensen; o diretor de Cadastro Ambiental Rural do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Henrique Dolabella; a coordenadora de Mobilização da Presidência da COP30, Luciana Abade; e o produtor rural Elder Vieira da Silva.

Em sua fala, o secretário destacou que o estado tem avançado de forma consistente na implementação do Código Florestal, trabalhando para melhorar a integração dos dados e ampliar o alcance das ações de regularização ambiental.

O secretário também reforçou que o Estado possui um fluxo bem estruturado para a regularização ambiental, o que tem facilitado as análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ressaltou que os mutirões se tornaram uma das principais estratégias do governo para acelerar a regularização ambiental.

“Nos últimos três anos, realizamos em média 20 mutirões por ano, com apoio de diversos parceiros. Essas iniciativas se consolidaram como nosso principal instrumento, e trouxemos essa experiência para a COP como demonstração do nosso compromisso com a implementação do Código Florestal”.

A mobilização nacional do Mutirão do Código Florestal também contribui para o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil, impulsionando ações de restauração florestal, redução de emissões de gases de efeito estufa e promoção do desenvolvimento sustentável no território nacional.

Compartilhe em suas redes

Detran memórias