
No Dia Mundial do Saneamento, celebrado nesta quarta-feira, 19, o governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, entregou a revitalização da Estação Elevatória de Esgoto (ETE), da bacia Redenção, localizada na estrada do Quixadá. A obra é considerada essencial para a qualidade de vida de 40 mil habitantes da região e para o desenvolvimento urbano.
Com um investimento superior a R$ 3 milhões, a obra visa retomar o tratamento adequado e sustentável das águas do Igarapé Redenção, além de diminuir os índices de contaminação por doenças de veiculação hídrica.
Para o governador Gladson Camelí, a obra salva vidas. “Essa oba traz saúde, salva vidas, e se coloca como uma construção extremamente importante para o desenvolvimento de Rio Branco”, pontuou.
Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, os investimentos simbolizam o cuidado da gestão em honrar o compromisso de garantir qualidade de vida para os rio-branquenses. “O governador entrou junto com a gente nessa missão de reestabelecer as estações de tratamento, porque isso é positivo para nós, leva qualidade de vida, saúde, e nos coloca faz chegar ao pódio de maior índice de tratamento de esgoto da região Norte, ultrapassando já os 40%”.

O presidente da Saneacre, José Bestene, explica que a ETE tem a capacidade de tratar 80 litros por segundo. “Com esse número, essa ETE praticamente resolve 15% do problema sanitário do município de Rio branco. E, com a entrega das estações do São Francisco e Conquista, já irá atender de 40 a 60% das comunidades. Nos orgulha saber que somos uma das poucas capitais do norte a oferecer isso, porque leva saúde”, disse.








