
A Polícia Civil do Acre (PCAC) deflagrou nesta terça-feira,11), uma operação simultânea nos municípios de Cruzeiro do Sul, Xapuri e Rio Branco, com o objetivo de combater crimes tributários e de associação criminosa.
A ação, que contou com o apoio dos órgãos integrantes do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) — entre eles o Ministério Público do Acre (MPAC), a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) — cumpriu oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio judicial de valores.
As investigações apontam que um empresário do ramo comercial, que não teve o nome revelado, seria o principal articulador do esquema criminoso, utilizando empresas registradas em nome de “laranjas” para adquirir mercadorias de alto valor com benefícios fiscais da Área de Livre Comércio (ALC), sem o recolhimento dos impostos devidos.
De acordo com os levantamentos, o suspeito controlava três empresas simultaneamente, movimentando recursos incompatíveis com o faturamento declarado ao Fisco, incluindo a compra de veículos de luxo entre 2019 e 2021.
Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais dos investigados, resultando na apreensão de documentos, mídias digitais e bens que servirão como prova no inquérito. Por determinação judicial, também foi realizado o bloqueio de R$ 951.279,32, valor que poderá ser usado para ressarcimento aos cofres públicos.
Com informações da PCAC.








