Rio Branco, 21 de novembro de 2025.

sem fronteiras1

Pesquisa da UFAC investiga perda auditiva em escolas de Rio Branco

A pesquisa tem como público-alvo crianças do 1º ano do ensino fundamental de escolas municipais: Foto cedida

A fonoaudióloga Lydhia Torres, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (UFAC), deu início à coleta de dados de sua pesquisa de tese intitulada “Perda auditiva em escolares do município de Rio Branco: prevalência e análise dos fatores associados”. O estudo é orientado pelas professoras Dra. Andréia Moreira de Andrade e Dra. Jene Greyce Cruz.


A pesquisa tem como público-alvo crianças do 1º ano do ensino fundamental de escolas municipais previamente selecionadas para compor a amostra. O trabalho busca estimar a prevalência da perda auditiva em escolares e compreender os fatores clínicos, ambientais e socioeconômicos que podem estar relacionados a essa condição, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e educação no estado do Acre.


Com forte relevância social e comunitária, o estudo prevê que todas as crianças identificadas com alterações auditivas sejam encaminhadas para acompanhamento no projeto de extensão vinculado ao PPGSC/UFAC. O atendimento será realizado por uma médica otorrinolaringologista, que atua como coorientadora da tese, com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina. Essa iniciativa visa oferecer diagnóstico e cuidado especializado, ao mesmo tempo em que colabora para reduzir a sobrecarga na rede pública de saúde (SUS).


Segundo a doutoranda, a pesquisa representa um passo importante para o fortalecimento das ações de vigilância e promoção da saúde auditiva infantil na Amazônia, área ainda carente de estudos populacionais e estratégias de rastreamento precoce.

Compartilhe em suas redes

Solerni Energisa Solar