Rio Branco, 24 de junho de 2026.

BANNER NATIVIDA AC - 05 03 2026 (1)_page-0001

Abastecimento de água volta a ser normalizado nesta quarta-feira em Rio Branco, garante Saerb

Promessa do Saerb é que até sexta, o abastecimento esteja normalizado em toda a cidade – Foto: Ascom prefeitura

O abastecimento de água na capital acreana começou a ser normalizado nesta quarta-feira, 10, conforme informou o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Enoque Pereira. A suspensão do abastecimento se deve a instalação de uma motobomba na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que teve atrasos devido ao temporal da última segunda-feira, 8.

Segundo Enoque, o órgão decidiu fazer uma parada programada para fazer diversos ajustes e não atrapalhar a distribuição com paradas menores e com um serviço “picotado”.

“Programamos uma parada para segunda-feira, para fazer vários ajustes, porque senão íamos fazer o serviço picotado e vindo a atrapalhar mais. Essa parada preventiva ia ser feita mês passado, mas a turbidez subiu muito e ficou muito tempo alta. Então, tivemos que reduzir a vazão porque a ETA não tinha capacidade de tratar e resolvemos adiar. Paramos segunda-feira e iniciamos os trabalhos, mas choveu muito à tarde, e tinha trabalho de solo, trabalho de cabeamento e isso atrasou um pouco, até pela questão da segurança”, explicou.

Conforme o diretor-presidente do Saerb, a retomada do abastecimento teve início nesta quarta-feira, 10, a partir das 2h da madrugada, quando todo o sistema foi religado.

“Mas para a ETA tratar a água, de ponta a ponta, demora um pouquinho. Mas já está chegando água na parte do reservatório do Floresta, Portal Amazônia e as áreas que estavam comprometidas estão começando a receber água. Agora, o ciclo aqui em Rio Branco, como é uma situação que já vem há anos com intermitência um pouco alta, nós estamos dentro da terra inclusive, estamos reduzindo em várias áreas”, detalhou.

A previsão é que até sexta-feira, 12, todas as regionais da cidade estejam com o abastecimento normalizado.

“Eu acredito que em 48 horas, no máximo, tenhamos feito o primeiro ciclo total em todas as áreas comprometidas e, a partir daí, também vai continuar sendo feita a retomada nas áreas. Então, geralmente vai água para um local hoje, amanhã para outro e assim por diante. Mas está normalizado em relação a captação, tratamento e distribuição”, afirmou.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
2
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
3
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
4
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
5
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
BANNER SF 300x250

» Notícias Relacionadas

Expoacre 2026