Rio Branco, 27 de junho de 2026.

Enfim voltamos!!!

Como anunciado na última sexta-feira 9, voltamos com este espaço de conversas políticas e muitas informações sobre política, políticos e os cenários que estão tomando forma. Depois desse tempo de férias, vocês não sabem o prazer que é estar de volta.

Eduardo Veloso em Paris

O futuro candidato ao Senado, deputado federal Eduardo Veloso, está de férias com a família pela Europa. As fotos são de fazer inveja a qualquer mortal.
Caboré: é Velossinho, recarregue as baterias mesmo, porque a tua empreitada é grande, pense numa ladeira íngrime é essa tua candidatura.

Arlenilson Cunha

O deputado estadual do PL, Arlenilson Cunha tá andando mais que notícia ruim, acelerou o passo nos fechamentos de apoios, tanto na capital como no interior, e segue as conversas todos os dias, dentro da chapa do PL. Cunha é o nome mais forte e deve ser o famoso “puxador de votos” do partido.

A pergunta que não quer calar

Para onde vão Os deputados estaduais, Whendy Lima, Eduardo Ribeiro, Tio Pablo, Chico Viga, Gilberto Lira , Adailton Cruz, Tadeu Hassem, Gene Diniz? Pois no PP, União Brasil ou nessa bendita Federação União Progressistas, que nunca sai, está difícil conquistarem a reeleição.

Caboré: as opções são limitadas: MDB, PSDB ou Podemos… tudo vai depender de qual dos partidos vai formar chapa para deputado federal e também se a temida federação União Progressistas vai ser mesmo homologada.

Vices em alta

Gato escaldado tem medo de água fria! Depois da experiência que o governador Gladson Cameli teve com major Rocha, todo mundo passou a escolher o vice sem negociar com partidos da base. O vice se tornou uma escolha pessoal do cabeça de chapa, foi assim com a vice-governadora Mailza Assis, com o vice-prefeito da capital, Alysson Bestene, Graia Caetano, em Acrelândia, Sérgio Mesquita em Epitaciolândia, Toscano em Manoel Urbano e por aí vai…
Agora todos os prefeitos e o governador estão tranquilos com a necessidade de renunciarem, no dia 4 de abril, para, pleitearem suas candidaturas, sem medo de traições ou problemas. Isso numa campanha eleitoral é bom demais.
Caboré: esperemos que seja assim mesmo na prática. Hehehe

Globo de ouro

E o Globo de ouro vai para o Brasil sil, sil…. Com o filme o Agente Secreto, o Brasil “papa” dois prêmios importantes no cinema mundial: melhor filme estrangeiro e melhor ator, concedido a Wagner Moura, o eterno capitão Nascimento do Tropa de Elite. Parabéns ao cinema brasileiro.

Como será o amanhã, responda quem puder…

Fico observando os partidos Repúblicanos, MDB, PSDB, Podemos, PDT, Solidariedade e o próprio PL, com extrema dificuldade em formar chapas, mesmo que nessa lista existam dois partidos com candidaturas majoritárias. Mesmo que alguns desses partidos contem com nomes como José Luís Tchê e Afonso Fernandes, que são exímios montadores de chapas, assim como o senador Bittar que na formação de chapa é um encantador de serpentes. Porém o problema não é que os artilculadores ou as chapas são ruins, pelo o contrário são muito atrativas para o candidato. A dificuldade é simplesmente por um motivo: não há nomes competitivos nesta eleição. Ninguém vai colocar seus recursos e suas estruturas para serem escadas pra outros. Pense num pleito difícil de formar chapa.

Mailza, Bocalom e Alan Rick

Sempre recebo essa pergunta: Fredson como você vê as eleições para governador? Respondo: vejo um empate entre os três: 33,33% pra cada um e te explico: Bocalom tem uma memória eleitoral fantástica na capital e no interior, sempre foi muito bem votado, mas não será mais o prefeito de Rio Branco, já Mailza Assis vai concorrer com a caneta de governadora na mão e isso conta muito, logo tende a subir nas pesquisas. Alan Rick é senador da república e se perder continua sendo senador, isso para as prefeituras conta muito, já que ninguém quer problemas com um senador que tem acesso ao cofre em Brasília para liberação de recursos. Por isso digo que em minha leitura política os três estão empatados. Quem vai ganhar? Aí é com o povo.

Bocalom candidato, certeza de um segundo turno

Com a entrada do prefeito de Rio Branco na disputa ao governo, a Eleição 2026 para governo deve ser decidida no segundo turno. Já com Mailza e Alan sozinhos na disputa (e digo sozinho, pois a candidatura do Dr. Thor Dantas, com todo respeito a ele, não ameaça os demais) com toda certeza seria definida no primeiro turno. O dever de casa é: segurar os ímpetos da militância pra não tencionar a corda pensando nas possíveis alianças no segundo turno.

E por falar em segundo turno

É uma eleição a parte, outra estratégia, outra abordagem tanto para o eleitor e como na forma de atrair o apoio dos candidatos que ganharam e principalmente dos que perderam, que serão muitos e estarão desgostosos por conta da viagem de balsa até Manacapuru. Exemplo claro foi a eleição de 2020 em que Bocalom quase venceu no primeiro turno, faltando apenas 003% dos votos para a eleição ser definida no primeiro turno, sem contar que se houvesse uma semana a mais de campanha no segundo turno, a deputada Socorro Neri teria sido reeleita.

Compartilhe em suas redes

Fredson Camargo

Fredson Camargo é jornalista, publicitário, estrategista político e co-fundador do Portal Acre.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Lana Valle

Por Robison Luiz Fernandes

Por Aline Ramalho

Portal Acre