Rio Branco, 6 de fevereiro de 2026.

Banners-Acre_TARIFA-SOCIAL_1200x250

Estudante acreano aprovado em universidade estadunidense é destaque na imprensa nacional; confira

Diego Heitor foi aprovado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, com bolsa integral. Foto: Reprodução

O acreano Diego Heitor da Silva, de 18 anos, foi aprovado na renomada Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, com bolsa integral. Com uma trajetória de intenso estudo e dedicação, a história do rapaz foi destaque nacional, por meio do Terra Brasil.

O estudante sempre esteve por perto do ambiente universitário, a avó trabalhava como cozinheira do restaurante universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde ele a esperava para irem juntos para casa:

“Me inspirou estar nesse lugar desde muito pequeno e também com a educação. Minha avó sempre frisava o quanto era importante eu ter um ensino superior. Estar nesse lugar, conhecer professores, as pessoas de lá, os estudantes, acho que me despertou essa vontade de querer fazer ensino superior”, disse em entrevista ao Terra.

Morador do bairro Mocinha Magalhães, Diego passou o ensino médio no Colégio de Aplicação da Ufac, o intuito era fazer esse período no exterior, com um preparo desde os 12 anos. Como não foi possível, a vontade de estudar o ensino superior fora do Brasil veio durante o período da pandemia da Covid-19.

Após dedicação e estudo, Diego conquista a tão sonhada vaga no exterior. Foto: Reprodução

“O modelo de ensino lá dos Estados Unidos é bem diferente daqui do Brasil. Eu acho bem legal, até o processo de admissão num geral, não é só uma prova, é tudo muito holístico. Eles levam minhas paixões em consideração, minha história de vida. Tudo parecia muito bacana e eu decidi tentar de novo”, disse.

Após dedicação e estudo, Diego conquista a tão sonhada vaga no exterior. Em Princeton, o jovem diz buscar interesse pela área da psicologia: “Eu gosto de estudar comportamento humano, principalmente voltado aos adolescentes, questão de Burnout acadêmico”, explica.

Na entrevista, Diego deixa uma mensagem para outros jovens que possuem o mesmo sonho: “Sempre tentar as oportunidades que você quer, mesmo que pareça que não vai conseguir, mesmo que o seu contexto não seja favorável e as oportunidades não sejam iguais às de outros jovens de outros estados, do mundo. Mas vale a pena tentar. Muita coisa que eu achei que não ia passar, eu passei. Acho que o mais importante é tentar”, relata.

Veja o momento em que Diego descobre que foi aprovado.

Com informações do site Terra Brasil. Leia a matéria completa em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/ele-passou-a-infancia-em-cozinha-de-universidade-com-a-avo-no-ac-e-foi-aprovado-em-princeton-me-inspirou,491aff2daad74e562cae2bb64c6add55rjvs3wmx.html

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
5
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Campanha Prefeitura Trabalha pra Gente