
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), confirmou neste sábado, 21, que investiga um caso suspeito de Mpox na capital acreana. O titular da pasta, Rennan Biths, detalhou as providências adotadas.
O caso em investigação é de uma mulher de 40 anos, que procurou a rede municipal de saúde apresentando sintomas característicos da infecção. De acordo com o secretário, a paciente foi acolhida imediatamente, realizou a coleta de exames e já cumpre protocolo de isolamento.
“Durante essa semana conseguimos identificar um caso suspeito. A paciente acessou a rede municipal com sintomas característicos dessa infecção. De pronto, a equipe acolheu, deu os encaminhamentos necessários e realizou a coleta dos exames. A expectativa é que até terça ou quarta-feira a gente tenha um diagnóstico mais preciso”, afirmou.
Casos confirmados em Porto Velho
A investigação ocorre em meio à confirmação de quatro casos de Mpox em Porto Velho, capital de Rondônia, estado vizinho ao Acre. Questionado sobre possível ligação entre os casos, especialmente após o período de Carnaval, quando há intenso fluxo de pessoas entre as duas capitais, o secretário explicou que não há, até o momento, comprovação de vínculo epidemiológico.
“A nossa equipe de vigilância está fazendo essa investigação. Até agora, não conseguimos identificar nenhum vínculo de causalidade. Não há nenhum fato identificado que comprove esse elo de transmissão. É importante mencionar que ainda estamos em investigação. Só teremos confirmação a partir do resultado do exame”, destacou.
Segundo ele, até o momento não foi identificado contato direto da paciente com pessoas que apresentassem sintomas semelhantes.
Transmissão ocorre por contato direto
O secretário reforçou que a Mpox não é transmitida pelo ar, mas sim por contato direto com secreções ou com lesões na pele.
“O protocolo é realmente o isolamento. A transmissão é feita por contato direto, com secreções humanas e com contato direto nas lesões provocadas na pele. Não há risco de transmissão pelo ar. Então, cumprindo adequadamente o isolamento, não é algo que gere risco grave tanto para o paciente quanto para as pessoas do seu convívio direto”, explicou.
Ele também ressaltou que o tratamento é voltado principalmente para o controle dos sintomas, como febre, dores musculares, mal-estar e o manejo das lesões cutâneas.
Rede preparada e sem motivo para pânico
O secretária de saúde lembrou que a infecção não é novidade para a rede de saúde municipal. Em 2022, houve registro de caso confirmado em Rio Branco. Em 2023, casos suspeitos foram investigados, mas não houve confirmação. Já em 2024, um caso foi confirmado.
“Para tranquilizar a população, toda a rede municipal de saúde, os profissionais e as autoridades têm conhecimento e os protocolos estão bem estabelecidos. Estamos preparados para lidar com essa situação, que faz parte do cotidiano da saúde pública. Não é motivo para gerar pânico”, afirmou.
Orientação à população
A orientação da Semsa é que qualquer pessoa que apresente sintomas como febre, dor muscular, mal-estar, exaustão e, principalmente, lesões na pele e especialmente na região genital, procure imediatamente uma unidade básica de saúde.
“O que a gente orienta é que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure uma unidade da rede municipal ou estadual. Nossas equipes estão prontas para acolher e dar os encaminhamentos necessários”, reforçou o secretário.







