
A partir desta segunda-feira (22), pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Brasiléia e municípios da região passam a contar com os serviços da Carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, coordenado pelo Ministério da Saúde.
A unidade móvel oferecerá consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio pelas secretarias municipais de saúde.
A carreta permanecerá em Brasiléia por 30 dias, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com capacidade para realizar até 45 exames por dia.
Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa integra a estratégia de ampliação do atendimento especializado em regiões com demanda reprimida, reduzindo a necessidade de deslocamentos e o tempo de espera dos pacientes por consultas e exames.
Além de Brasiléia, outros nove municípios brasileiros foram contemplados nesta etapa do programa, que também disponibiliza unidades móveis para atendimentos oftalmológicos e exames de imagem.
Desde o início das operações, em outubro de 2025, as carretas já atenderam cerca de 182 mil pessoas em todo o país, realizando mais de 470 mil procedimentos especializados. No Acre, a iniciativa já passou por municípios como Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.








