Rio Branco, 1 de julho de 2025.

ALEAC

Com 1,45m, Rio Iaco atinge nível mais baixo do ano em Sena Madureira

Com a intensificação do verão amazônico, o nível do Rio Iaco segue baixando e gerando muita preocupação às autoridades e aos moradores de Sena Madureira, que temem uma seca histórica.

Baixo nível do Rio Iaco pode comprometer navegação e abastecimento de água em Sena: Foto Ricardo Amaral

Segundo dados repassados pela Defesa Civil Municipal com exclusividade ao Portal Acre, o manancial está medindo 1,45 m de profundidade nesta segunda-feira, 29, o nível mais baixo já registrado neste ano.

Com a vazante se intensificando cada vez mais, as autoridades temem um colapso no abastecimento de água tratada, haja vista que o principal sistema de captação do Saneacre, é instalado no Rio Iaco.

Além disso, há ainda a preocupação com o comprometimento da navegação de ribeirinhos em barcos de grande e médio porte, principalmente os que residem em áreas cujo os ramais ainda não foram reabertos, e dependem exclusivamente de transportes fluviais para chegar a cidade.

A baixa no volume das águas do manancial continuará sendo monitorada pelos órgãos responsáveis, que poderão anunciar medidas para evitar transtornos à população. De momento a principal recomendação é para que os moradores evitem desperdiçar água, e tenham consciência do momento delicado que o município poderá passar.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira